Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) comemora os 90 anos do Pavilhão de Aulas (PA) com a inauguração do Museu, expansão do Centro de Documentação e abertura da programação oficial da Semana de Enfermagem, no dia 22 de maio, às 13h30.

O Pavilhão de Aulas

2017 é o ano do Jubileu de Álamo do prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1987. O Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery é também considerado um patrimônio da enfermagem brasileira. Foi inaugurado em 1927 e sua pedra fundamental foi lançada em 1922 pelo médico sanitarista Carlos Chagas, diretor da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública na época. Hoje, é denominada Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN).

A EEAN foi criada no bojo da Reforma Sanitária, no momento da implantação do Departamento Nacional de Saúde Pública e do desenvolvimento da Enfermagem Moderna no Brasil, demarcando a institucionalização profissional. A instituição se tornou modelo de ensino e assistência de enfermagem no país. Foi incorporada à Universidade do Brasil em 1937, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O nome Anna Nery é em homenagem à baiana pioneira da enfermagem no país, Anna Justina Ferreira Nery, que atuou como voluntária em missões como a Guerra do Paraguai.

O Museu e o Centro de Documentação

O Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery apresenta peças de acervo, como estátuas, instrumentos, insígnias e peças de vestuário de enfermeiras, além de móveis e louças que foram do antigo internato da Escola, atual Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE).

O Centro de Documentação da EEAN também será reaberto após expansão e modernização. O espaço abriga documentos escritos, fotográficos e obras raras desde a década de 1920.

Desde 2013, a EEAN tem um projeto de visita guiada ao seu patrimônio histórico e recebe docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação em enfermagem do Brasil e do exterior. Com a inauguração do Museu, as visitas serão estendidas para escolas de nível fundamental e médio da região, possibilitando maior acesso a este patrimônio da saúde no Rio de Janeiro.

Semana de Enfermagem

24º Pesquisando em Enfermagem

Durante a Semana de Enfermagem, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem, seção Rio de Janeiro (RJ), acontece o “24º Pesquisando em Enfermagem”, de 22 a 25 de maio.

O “Pesquisando” agrega a Jornada Nacional de História da Enfermagem e o Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, organizados pelo Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN, um espaço de divulgação do conhecimento produzido nesse campo. A abertura ocorre com a participação de conferencistas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, e da Universidade McGill, Montreal, Canadá.

Durante o evento, também acontece a comemoração dos 20 anos do periódico científico da EEAN, indexado em importantes bases internacionais, a Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Como parte das comemorações, acontece a mesa-redonda “Desafios e Perspectivas de uma Revista Científica Brasileira nos Cenários Nacional e Internacional”, com a participação de nomes importantes no campo da publicação científica, no dia 24 de maio, às 9h, no PA.

A Escola de Enfermagem Anna Nery fica na rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova.

Para outras informações: http://eean.ufrj.br/

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ