Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

 

No dia 2 de junho, sexta, às 14h, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ promove debate sobre a ascensão do neopentecostalismo e sua atuação na esfera política, considerando a ameaça da transformação do Estado em extensão da igreja. Para discutir o assunto, foram convidadas Renata Menezes, do Museu Nacional (MN) da UFRJ e Christina Vital, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Renata Menezes atua no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS)/MN/ UFRJ como professora associada desde os anos 1990. Ela pesquisa a relação entre religião católica e sociedade desde a elaboração de suas teses de mestrado, “Devoção, Diversão e Poder: um estudo antropológico sobre a Festa da Penha”, e de doutorado, “A dinâmica do Sagrado”. Menezes também faz parte do Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção (GPAD) do PPGAS/MN/UFRJ e é editora da Revista Mana.
Christina Vital tornou-se doutora em Ciências Sociais pela UERJ, seguindo a linha de pesquisa “Religião e movimentos sociais em perspectiva”. É professora do Programa de pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e estuda a atuação política dos neopentecostais. Ela defende que representantes da IURD almejam o cargo da Presidência da República para limitar ações estatais voltados às minorias e impondo seus ideais conservadores e neoliberais. No ano passado, Vital foi uma das organizadoras do livro Religião e conflito, que aborda a contradição nos conflitos – internos e externos – em que se envolvem instituições que pregam a paz.

O Ciclo de Palestras é uma iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE. 

O CBAE fica na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ