Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

A Mostra Mais de Teatro oferece diversas peças e outras atividades ao público, de 19 de junho a 5 de julho, com entrada gratuita. O evento apresenta experimentos teatrais elaborados pelos alunos ao longo da disciplina "Direção VI", do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, palestra, seminário com apresentações de pesquisas e sete performances de dança. Todas as atividades acontecem na Sala Vianninha da Escola de Comunicação.

A estreia é no dia 19 de junho, às 20h, mas, na maioria dos dias, as sessões de teatro acontecem às 18h e às 20h. São 18 apresentações de peças, adaptadas ou inspiradas nas obras de Bertolt Brecht, Oscar Wilde, Heiner Müller, Fernando Arrabal, Maurice Maeterlinck, William Shakespeare, J.B. Priestley, Luiz Marinho e Plínio Marcos.

No dia 21 de junho (quarta), às 18h, é o dia da palestra “Leis de Fomento, Calotes e Políticas Públicas: Reformulação e Sobrevivência do Teatro no Rio de Janeiro”, com Gustavo Guenzburger. O palestrante vai tratar da atual situação do Rio de Janeiro, no que diz respeito aos vazios de políticas públicas para a cultura dos últimos anos, reflexo de crise institucional, econômica e de valores que atingem toda a sociedade brasileira. Esse encontro será um momento de apresentação e reflexão sobre os problemas de fomento e realização de produções culturais, especialmente na área teatral.

Gustavo Guenzburger é ator, diretor e produtor. Também é professor colaborador e pesquisador no PPGAC da UNIRIO e bolsista do Programa Pós-doutorado Nota 10 da FAPERJ, além de conselheiro municipal de cultura e ativista do movimento “Reage, artista!”.

No dia 28 de junho (quarta), a partir de 14h, acontece o Seminário com diversas apresentações das pesquisas realizadas por estudantes e professores do curso de Direção Teatral. Os temas centrais das pesquisas, desdobradas em tópicos, são “Processos de Criação da Cena - Parte 2 – Corpo e Política na Cidade”, sob orientação da professora Adriana Schneider; “O Trágico e a Cena Contemporânea”, sob orientação da professora Carmem Gadelha; “Fazendo Gênero”, sob orientação da professora Celéia Machado; “Formas de Composição do Ator Contemporâneo Brasileiro – Possíveis Inserções, Congruências e Fricções em Poéticas de Encenação”, sob orientação da professora Jacyan Castilho; “Desilha – projeto de pesquisa em arte e cidade” e “Poéticas da Negação”, sob orientação da professora Livia Flores; e “SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral”, sob orientação do professor José Henrique Moreira.

No último dia das atividades da Mostra, 5 de julho (quarta), após 18h, acontecem as performances de Dança Agora ou Nunca Mais; Olhar Entre; O2; Os Bichos; Mulheres Sem Nome; Realidade Fictícia; e Prelúdio da Mãe Preta (fragmento).

A Mostra promove encontros multidisciplinares de várias linguagens artísticas. Além de alunos, professores e funcionários da Direção Teatral, estão envolvidas equipes da Escola de Belas Artes, que participa com a confecção de figurino, cenário e direção de arte, e a Escola de Educação Física e Desportos, por meio das apresentações da Dança. A realização é da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Apoio às Artes (PROART), coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

A entrada é franca. As senhas são distribuídas 1 hora antes do espetáculo. Sujeito à lotação da sala.

No livreto oficial da Mostra você encontra a programação completa.

A Sala Oduwaldo Vianna Filho (Vianninha) fica na Escola de Comunicação, no Palácio Universitário da UFRJ, Campus da Praia Vermelha – Av. Venceslau Braz, 71, Botafogo.
Vá de transporte público, saiba como chegar.

Para mais informações: www.facebook.com/MostraDeTeatroDaUfrj e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Clécia Oliveira

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ