Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

No próximo “Universidade Urgente”, 5 de julho, às 18h, o debate é sobre reforma trabalhista, terceirização e desemprego, com base no questionamento: “Caminhamos para um mundo onde trabalhadores e trabalhadoras não terão mais direitos?” Os convidados para debater o tema são Julia Bustamante, do coletivo RUA; Marco Aurélio Santana, professor da UFRJ e especialista em mundos do trabalho; e Mariana Trotta, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Para completar a programação, performances poéticas com Adriana Kairos, Valéria Barbosa e Severino Honorato.

O público-alvo são militantes e lideranças dos movimentos populares, militantes e lideranças de entidades sindicais, lideranças e militantes de organizações da sociedade civil (não governamentais), estudantes universitários, docentes e pesquisadores, e quaisquer pessoas interessadas nos temas propostos.

O projeto “Universidade Urgente” tem como foco debater com a sociedade civil os principais temas de interesse coletivo presentes no cotidiano, muitos dos quais tramitam como propostas de leis na esfera legislativa e que vão promover mudanças profundas na estrutura social brasileira, como perdas de direitos sociais e/ou trabalhistas, historicamente consagrados e retrocessos nas políticas públicas compensatórias, e/ou de inclusão social. O evento é organizado pela Universidade da Cidadania (UC)/UFRJ.

A Universidade da Cidadania promove  o diálogo, o intercâmbio e a transmissão de conhecimentos técnicos e científicos a organizações da sociedade e a movimentos populares, de modo a favorecer processos de participação qualificados e informados, produzindo perspectivas críticas (e propositivas) sobre políticas públicas estatais. Outra meta é atuar no fomento à cultura e no estímulo e apoio à produção de saberes populares.

Para atingir esses objetivos, a UC investe na formação (política e profissional) de militantes e lideranças de organizações da sociedade civil, assim como de outras instituições que exerçam funções públicas, oferecendo cursos, seminários, debates, conferências, oficinas e programas de residências com agentes sociais e culturais de todo o país. Também faz parte da proposta da UC atuar na formação continuada de servidores públicos, categoria vilipendiada pelas políticas neoliberais de desmonte do Estado.

O evento acontece no Salão CBAE, na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Para informações: Profª Adriana Facina – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ