Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

EXPOSICAO ALOISIO TEIXEIRA. SIBI

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ recebeu a doação de medalhas, homenagens, agradecimentos e presentes recebidos pelo antigo reitor da universidade, Aloiso Teixeira, durante seus 8 anos (2003-2011) de mandato. Os objetos e informações podem ser conferidos na exposição organizada pelo SiBI. A abertura será 20 de julho, às 10h, na Biblioteca Pedro Calmon, com entrada franca.

Aloiso Teixeira faleceu há cinco anos. Foi economista, professor do Instituto de Economia/IE e professor permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE da UFRJ. Suas experiências principais foram na área de Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando com temas como economia brasileira, seguridade social, internacionalização do capital, empresas transnacionais e proteção social.

Em sua trajetória como economista e administrador público, antes de ocupar o posto de reitor, Teixeira foi diretor de planejamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), superintendente da Superintendência Nacional do Abastecimento (SUNAB) e esteve à frente do Conselho Interministerial de Preços e da Secretaria Especial de Abastecimento e Preços, no Ministério da Fazenda. Também atuou como secretário-geral do Ministério da Previdência e Assistência Social e foi diretor de administração da Embratel.

Na área de educação, protagonizou um polêmico episódio na UFRJ. Em 1998, foi o candidato mais votado na eleição para reitor, mas o ministro da Educação na época, Paulo Renato Souza, decidiu nomear José Henrique Vilhena, o terceiro colocado para o cargo. A indicação gerou conflitos na instituição, especialmente, entre o novo reitor e os estudantes.

Em 2003, Aloísio Teixeira venceu a eleição para reitor e Cristovam Buarque, o ministro da Educação no momento, seguiu a indicação dos votos da universidade.  O mandato de Aloisio foi marcado pelo alinhamento junto ao Ministério da Educação (MEC) durante o Governo Lula. Nos anos seguintes, a universidade aderiu ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e aprovou a substituição do vestibular próprio pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC.


O SiBI é um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC)/UFRJ e tem a função de gerenciar as 45 bibliotecas da UFRJ. É coordenado por Paula Maria Abrantes Cotta de Mello, mantendo como objetivo principal a interação das bibliotecas da UFRJ em relação à política educacional e administrativa da universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão. O órgão também colabora e realiza produções técnico-científicas, culturais, literárias e artísticas por meio do desenvolvimento de serviços e produtos de informação. Os setores do SiBI são Coordenação, Secretaria, Centro Referencial, Desenvolvimento de Bibliotecas, Processamento Técnico e Memória Institucional.

  

O local da exposição é a Biblioteca Pedro Calmon, sala 101, Palácio Universitário da UFRJ, Campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250, Urca.

Para outras informações: http://www.sibi.ufrj.br/

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ