Agenda cultural

Agosto 2018
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Licitações e Editais

logo FCC negativo

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

MOSTRA DISSIDENCIAS

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realiza a “Mostra Dissidências Sexuais – Cinema, Gênero e Direitos”, de 27 de novembro a 1º de dezembro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).  Serão exibidos filmes que tratam de sexualidade e gênero, com debates em relação às diferentes ideias e estéticas das obras, com a presença de cineastas, professores, estudantes, parlamentares e ativistas, visando o avanço de políticas públicas progressistas.

O objetivo que orientou a seleção dos filmes é apresentar obras que colaborem para deslocar a percepção habitual, ultrapassem o senso comum e rendam bons debates. São curtas, longas, documentários, animações, performances, de diferentes gêneros, formatos e formas de produção. Além do MAM, o evento conta com parceria dos cineclubes Cinerama – ECO/UFRJ e LGBT.

Em tempos em que o debate político e a democracia passam por uma profunda crise e a demonização da arte se alastra por discursos reducionistas, o momento é oportuno para promover encontros para que as perspectivas dissidentes tenham local de troca ao invés da simples oposição. É o momento de considerar também a afirmação de outros valores.


A Mostra pretende contribuir para a promoção dos direitos daqueles que, diariamente, sofrem violência, opressão social, política e econômica por suas orientações sexuais, ou identidades de gênero, promovendo assim, a diversidade cultural e os direitos humanos.

Além das exibições, haverá oficinas, rodas de conversas com youtubers e show/festa de encerramento com Simone Mazzer, MC Xuxu e DJ Clarissa Ribeiro (X-Manas).

Alguns recursos de acessibilidades serão disponibilizados, como interpretação musical de sinais durante a apresentação de Simone Mazzer e MC Xuxu; lugares reservados para pessoas em cadeiras de rodas e com obesidade na sala de exibição; e catálogo em BRAILLE para consultar a programação na entrada do evento.

A programação completa está disponível no Evento da Mostra.

 

Clécia Oliveira

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ