Agenda cultural

Novembro 2018
D S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Licitações e Editais

logo FCC negativo

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

opera2018 003

Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) da UFRJ fazem parceria para realizar o espetáculo operístico “A flauta Mágica”, com estreia no dia 21 de junho (quinta), às 19h, na Escola de Música da UFRJ. Os outros dias de apresentação com entrada franca são 22 (sexta), também às 19h; 23 (sábado) e 24 (domingo) de junho, às 16h. Em seguida, acontecem apresentações a preços populares no Teatro Municipal de Niterói, nos dias 29 (sexta) e 30 (sábado) de junho, às 19h; e 1º (domingo) de julho, às 16h. A classificação etária é livre.

A montagem é do Projeto Ópera na UFRJ, com a participação de GARINs. O próprio projeto foi reconhecido como Representante Institucional da UFRJ e atua no espetáculo em parceria com outros representantes, como a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Companhia de Dança Contemporânea da Escola de Educação Física e o Coral Brasil Ensemble da Escola de Música.

A montagem tem direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Julianna Santos, regência de André Cardoso e Felipe Prazeres, e direção coreográfica de André Meyer. Também participam dois elencos compostos por solistas formandos e formados da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos/UNIRIO; e cantores do Coro Infantil da UFRJ.

Os GARINs são companhias, grupos ou projetos artísticos detentores de comprovada qualidade e relevância que atuam na difusão cultural e artística não só no meio acadêmico, mas em nível internacional. Para ganharem o título, os grupos precisam ter pelo menos dez anos de existência ou cinco, em casos excepcionais. 

Os Grupos Artísticos de Representação Institucional têm como objetivo principal expressar a diversidade cultural brasileira e a multiplicidade de linguagens e expressões artísticas. Além de servirem de apoio na formação acadêmica dos estudantes, promovem o acesso de amplos setores socioeconômicos à cultura.

* Em 2016, após avaliação de júri qualificado constituído pelo Fórum de Ciência e Cultura, foi concedida aos grupos e projetos a qualificação de Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ (GARIN), com o objetivo de institucionalizar e fortalecer sua atuação permanente.

As primeiras apresentações da ópera acontecem no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na rua do Passeio, 98, Lapa, Centro – Rio de Janeiro.

O Teatro Municipal de Niterói fica na rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói.

Saiba mais:

www.forum.ufrj.br/index.php/24-slide-show/671-projeto-opera-na-ufrj-apresenta-o-espetaculo-a-flauta-magica

www.proartufrj.wordpress.com/garins/

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ