Calendário

Dezembro 2017
D S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Licitações

Licitacoes FCC

Editais

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

 

IMAGEM PG. NUDAFRO

O evento recebe o mestre visitante detentor de saberes e fazeres tradicionais, Ogã Alabê Jorge Virginio Pereira de Oxóssi do Ilê Axé Odé Ibô, que vai ministrar três oficinas práticas-teóricas sobre danças e cantos tradicionais do candomblé.

O Ogã Jorge atua como professor de percussão, toques, cânticos e danças afro-brasileiras. É cantor e compositor de afoxé, diretor do grupo de afoxé Raiz de Verdade e artista plástico (desenho e pintura) premiado no salão de arte da Sociedade Brasileira de Belas Artes. Por ser especialista na área de toques, danças e cantos tradicionais, com uma vasta compreensão de processos artísticos diversos, vai contribuir com os componentes curriculares dos cursos de Dança da UFRJ durante o evento.

As oficinas ministradas por Ogã Jorge buscam sensibilizar e alimentar atores de diferentes classes sociais e auxiliar na desconstrução do olhar padronizado por modelos conservadores com vistas a uma nova estética de viés popular e multiétnica. É uma forma de celebrar o corpo livre, expressivo e brincante que encontramos nas manifestações religiosas de origem afro-brasileira. O trabalho tem como objetivo promover reflexões sobre as diferentes qualidades de memória que o corpo inscreve, além da artística, revelando a nossa linguagem, enfatizada através do gestus social – gestos do cotidiano que pressupõem uma relação histórica, social, econômica e reveladora na possibilidade de explorar esses movimentos como são inscritos.

O NUDAFRO é um centro de produção artística interdisciplinar que tem como ações a pesquisa, elaboração de trabalhos cênicos, dinamização de oficinas de dança e disseminação de conhecimentos artísticos, pedagógicos da área de dança produzidos na UFRJ. Apresenta atividades para as diferentes camadas da população por meio da apresentação de espetáculos coreográficos, performances e intervenções. Suas ações estimulam a reflexão acerca da arte e de seus processos criativos numa escuta permanente dos anseios dos diversos grupos sociais e das questões contemporâneas. Um dos meios de alcançar esses objetivos é a Companhia de Dança Contemporânea, que faz parte do núcleo e recebe apoio do Programa de Apoio às Artes (PROART), coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O evento “Diálogos de Saberes” acontece na segunda (21), das 13h30 às 17h, no salão Helenita Sá Earp; na terça (22), na sala 330; e, na quarta (23), na sala 340, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

São 35 vagas para as oficinas direcionadas a docentes, discentes, técnico-administrativos e público externo. Para realizar a inscrição, é necessário enviar e-mail para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., anexando carta de motivação para participar das oficinas, nome completo, telefone, unidade/curso, DRE, período e endereço, se for discente; nome, unidade/curso, registro e telefone, se for técnico; e nome, endereço, telefone e formação, se for público externo. Serão emitidos certificados de participação aos que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Os participantes devem se comprometer com a elaboração e apresentação de um trabalho artístico, que pode ser dança, vídeo, performance, fotografia, música etc., no II Fórum Dança e Cultura Afro-brasileira, que acontece de 22 a 26 de novembro, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

 

Clécia Oliveira

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ