Agenda cultural

Agosto 2018
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Licitações e Editais

logo FCC negativo

Galeria de Fotos

BIR 7779

Vídeos

vainer

2018.06.15 Uma experiencia de antropologia visual

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ apresenta a palestra “Uma experiência de antropologia visual: metalúrgicos de São Paulo nos anos 90”, no dia 15 de junho (sexta), das 14h às 17h, com entrada franca. A palestrante será a antropóloga Ana Lúcia Ferraz, doutora em Sociologia pela USP e mestre em Antropologia Social pela mesma instituição.

Ferraz é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de antropologia visual e coordena o laboratório do filme etnográfico. Dentre suas linhas de pesquisa estão Antropologia da representação, drama e performance; e Antropologia da arte e imagem. Também coordena os projetos Memória e tecnologia social: oficinas de produção de imagens entre moradores de bairros populares, e A presença indígena na Universidade: o caso equatoriano. Dirigiu “Dramaturgias da Autonomia”, filme de mesmo título de sua tese de doutorado, de 2005, e também de seu livro publicado pela Editora Perspectiva, em 2009. As obras retratam a disputa de poder pela definição das normas de trabalho por grupos de trabalhadores de São Paulo.

O debate será conduzido pela antropóloga Lygia Segala, doutora em Antropologia Social pela UFRJ. Atualmente, dirige e administra o Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (LABOEP), da Faculdade de Educação (FE)/UFF, é pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Trabalho, Estudos Biográficos e de Trajetórias (NuAT)/ UFRJ e participa do Conselho Consultivo do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov)/CBAE/UFRJ.

O evento integra o ciclo de palestras “Trabalho, memórias, movimentos”, uma iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente, junto ao pós-doutorando do PPGAS/UFRJ, Antonio Carriço. O ciclo acontece durante o primeiro semestre de 2018, com apoio da Comissão de Memória e Verdade da UFRJ e da Universidade da Cidadania do FCC/UFRJ.

O CBAE fica na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Outras informações: www.cbae.ufrj.br

 

Clécia Oliveira

Jornalista

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ