UFRJ e a UFRGS realizam o Curso de Extensão 'Acessibilidade em Ambientes Culturais'

22 de fevereiro a 24 de março, a distância (EAD) e gratuito

Desde o ano 2013, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vêm estabelecendo parcerias para promover a formação em Acessibilidade Cultural. Nas universidades públicas, ainda são insuficientes as iniciativas de capacitação e formação na área.

A pauta da acessibilidade cultural para as pessoas com deficiências é recente na politica pública brasileira, apesar das conquistas legislativas e da inserção da demanda no Plano Nacional de Cultura (PNC), no Sistema Nacional de Cultura (SNC) e no conjunto das propostas prioritárias da última Conferência Nacional de Cultura.

Em 2010, o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ consolidou parceria com a antiga Secretaria de Identidade e Cidadania (SID) do Ministério da Cultura (MinC) para a realização do primeiro Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural.

Os discentes da segunda turma do curso de pós-graduação foram capacitados e serão monitores do Curso de Extensão 'Acessibilidade em Ambientes Culturais'. São 420 vagas destinadas a pontos de cultura, gestores públicos, professores, sociedade civil e outros.

Em breve, inscrição e mais informações sobre o curso de extensão no blog:

www.acessibilidadecultural.wordpress.com

 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ