2018.06.29 Direitos humanos e movimentos sociais

Na próxima sexta, 29 de junho, às 14h, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) finaliza o ciclo de palestras “Trabalho, Memórias, Movimentos” com a mesa “Direitos Humanos e Movimentos Sociais – a Experiência da CEV-Rio”. Os palestrantes convidados são Virna Plastino, Lucas Pedretti e Luciana Lombardo. A debatedora é Nadine Borges.

Virna Plastino é doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, foi secretária executiva da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) e já assumiu a Coordenadoria Estadual por Memória e Verdade (CEMV/SEDHMI).

Lucas Pedretti é doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), foi assessor e pesquisador da CEV-Rio e da Coordenadoria Estadual por Memória e Verdade (CEMV/SEDHMI).

Luciana Lombardo é doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, integra a equipe do CBAE/UFRJ e contribuiu com a pesquisa da CEV-Rio.

Nadine Borges é doutoranda em Sociologia e Direito pela UFF, presidiu a CEV-Rio, em 2014, e atuou na Comissão Nacional da Verdade. Atualmente, é coordenadora de Relações Externas da UFRJ. 

A Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) foi criada pela lei 6.335/2012 para esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas pelo Estado, no período de 1946 e 1988, contribuindo para efetivar o direito à memória e à verdade histórica. Os trabalhos foram iniciados em 8 de março de 2013 e foram concluídos em 13 de novembro de 2015. Ao longo de dois anos e oito meses, a CEV-Rio acompanhou e subsidiou a Comissão Nacional da Verdade (CNV) no esclarecimento dos fatos e circunstâncias dos casos de violações de direitos humanos praticados especialmente a partir do golpe de 1964. Também identificou e tornou públicas as estruturas, os locais e as instituições relacionadas a esses casos e recomendou adoção de políticas públicas para prevenir futuras violações.

O Ciclo "Trabalho, Memórias, Movimentos" aconteceu durante todo o primeiro semestre de 2018. É coordenado pelos diretores do CBAE, José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, ao lado de Antonio Carriço, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS)/UFRJ pelo CNPq. O ciclo tem apoio da Comissão da Memória e Verdade (UFRJ) e da Universidade da Cidadania do FCC/UFRJ.

 

O CBAE fica na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Outras informações: 

www.cbae.ufrj.br

www.cev-rio.org.br

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ