Orquestra UFRJ 
Foto: Nadejda Costa | EM-UFRJ

Publicado em 14/02/2020
Atualizado em 19/05/2020

Em virtude da pandemia de COVID-19 e das dificuldades encontradas para o envio do material do Concurso Nacional de Composição Centenário UFRJ por via postal, a Comissão Organizadora resolve modificar o artigo 6º do edital 61/2020 do referido concurso, sem ônus para as inscrições já realizadas. O artigo 6º passa a ter a seguinte redação:

Art 6º. Todo o material de inscrição deve ser enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., contendo os seguintes itens:

  1. a) Arquivo da partitura em PDF, identificado unicamente pelo título da obra e o pseudônimo do compositor. A partitura deverá ser identificada com título e pseudônimo do compositor.
  2. b) Arquivo mp3 da obra, identificado unicamente pelo título da obra e o pseudônimo do compositor.
  3. c) Ficha de inscrição preenchida (ANEXO 1) e cópias da Carteira de Identidade e do CPF, além de breve curriculum vitae (até 500 palavras).

A partir de agora também passa a valer um novo e-mail de contato, conforme descrito na nova redação do Artigo 17:

Art. 17. Dúvidas e outros esclarecimentos deverão ser obtidos através do endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os prazos estabelecidos anteriormente permanecem os mesmos. As inscrições vão até 29 de maio e o resultado final do concurso será publicado no dia 26 de junho de 2020.

O edital para seleção de obra sinfônica comemorativa do centenário da UFRJ é uma iniciativa do Fórum de Ciência e Cultura e do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). Contando com financiamento do Programa de Apoio às Artes (PROART), o concurso é aberto a compositores brasileiros, sendo vedada a participação de servidores da própria UFRJ. As obras devem ser inéditas e ter entre 10 e 12 minutos de duração. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais), um certificado de premiação e terá a obra estreada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

"A iniciativa de se comemorar o centenário de nossa Universidade com uma nova obra sinfônica é das mais louváveis. O estímulo à criação de novas obras musicais é essencial para o desenvolvimento cultural e artístico do país”, afirmou o professor Alexandre Schubert, chefe do Departamento de Composição da Escola de Música. “O edital, ao contemplar não somente um prêmio em dinheiro, mas também a apresentação da obra vencedora pela Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto público, torna ainda mais importante e significativo o concurso, afinal a arte e a cultura devem estar acessíveis a todos. A Universidade cumpre a sua missão de estimular a cultura e oferecer à sociedade o resultado de altíssima qualidade artística”, completou ele.

Confira o edital retificado com todos os critérios de participação.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ