Latour site

Publicado em 19/06/20.
Atualizado em 27/06/20.

A live com Bruno Latour, que aconteceu no último dia 26, foi um sucesso de público e você pode conferir a gravação no canal do Fórum no YouTube.

O filósofo e antropólogo francês, que se tornou célebre nos anos 1980 por seus trabalhos no campo da sociologia conhecido como estudos da ciência, tecnologia e sociedade (science and technology studies), vem se dedicando nos últimos tempos a pensar as implicações daquilo que considera o maior desafio contemporâneo: a mutação climática ou, como ele prefere chamar, o Novo Regime Climático.

Em Onde aterrar?, livro traduzido até agora em mais de 18 línguas, Latour defende uma hipótese vigorosa: tendo entendido muito bem a ameaça representada pelo Novo Regime Climático e interessadas em assegurar seus privilégios a todo custo, as elites políticas e econômicas teriam decidido explorar tudo o que podiam, deixando a população à própria sorte. Ao mesmo tempo, para dissimular tal egoísmo, iniciaram uma campanha bilionária de negação das mudanças climáticas. Segundo o autor, isso é o que explica os principais acontecimentos políticos dos últimos 50 anos – do aumento das desigualdades à crise migratória, passando pela fúria das desregulamentações e pela “ascensão do populismo”, do qual Donald Trump e Jair Bolsonaro são alguns de seus expoentes.

Além das ideias apresentadas no livro, a conversa aborda também a atual pandemia e sua relação com o colapso ecológico em curso, bem como as propostas apresentadas por Latour para tirarmos da crise sanitária lições para enfrentar as ameaças por vir.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ