home site resenha

Em 2020, ano em que foi comemorado o centenário da UFRJ, foi lançada a publicação Fórum UFRJ em Revista cuja proposta era contribuir para o diálogo sobre problemas de interesse público, a partir de variadas perspectivas disciplinares e horizontes de ação social e política.

O mais recente texto, publicado na categoria #100anos100livros, espaço da Editora UFRJ destinado a resenhas e entrevistas, é a resenha de “Transversais da subjetividade: arte, clínica e política” (2021), livro de Danichi Hausen Mizoguchi e Eduardo Passos, doutores em Psicologia e professores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A resenha é assinada pelo psicanalista e professor de Cinema da UFF, Cezar Migliorin. Segundo Migliorin, em tempos de escassez da alegria, o livro convida os leitores a pensarem sobre a importância de modos de vida que entendam a vitalidade e a necessidade dos processos subjetivos. Afinal, “é preciso um mínimo de eu”, dizem os autores do livro. A obra, que se dedica a pensar o momento presente, não poderia ser mais atual. Os autores caracterizam a realidade brasileira como assustadora, mas também trazem propostas de enfrentamento aos “estranhos arcaísmos coloniais e ultraconservadores de um nacionalismo triste”.

Ficou interessado(a)? Clique aqui para ler a resenha ou acesse o site da Editora UFRJ para adquirir o livro.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ