tatiana roque raphael kapa 2

Tatiana Roque, coordenadora do Fórum, recebe Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa, para assinatura de parceria em projeto de combate à desinformação | Foto: Eneraldo Carneiro/Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

 

Tatiana Roque, coordenadora do Fórum, e Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa, assinaram termo de colaboração nesta terça-feira (12)

 

O Fórum de Ciência e Cultura e a Agência Lupa firmaram parceria em um projeto para o combate à desinformação nesta terça-feira (12/4) em reunião realizada na sede do Fórum, na avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo. O acordo tem como objetivo ampliar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas universidades e levar a educação midiática para as salas de aula. 

O projeto prevê a criação de um repositório de teses e dissertações, que será hospedado no site da Lupa, hoje um dos principais veículos de checagem de fatos do país. O Fórum contribuirá com o envio de pesquisas científicas e acadêmicas. A Lupa, por sua vez, se dispõe a participar de atividades que abordem temas relacionados à desinformação. O acordo não prevê nenhum tipo de custo para ambas as partes. 

Durante a reunião, Raphael Kapa destacou que um dos objetivos do projeto é levar o conhecimento acadêmico com mais rapidez ao público amplo. “O tempo da academia é outro, diferente do da imprensa. só agora estão sendo publicados estudos sobre as eleições de 2020, por exemplo. A divulgação tem que ser mais rápida para que esse conhecimento possa ser aproveitado para o que está acontecendo agora”, disse. 

A coordenadora do Fórum, Tatiana Roque, observou que o projeto é importante porque abre portas para uma maior integração entre a universidade e a imprensa. Para Tatiana, a parceria pode ser aprofundada com a criação de novos projetos no futuro. “Temos que melhorar a forma como nos comunicamos, porque o trabalho acadêmico tem outra dinâmica. Tem um tipo de escrita e formato muito específico, que é distante do público leigo. É importante adaptarmos a nossa linguagem”, afirmou.  

 

 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ