dc trabalho informal

A economia do Rio de Janeiro é marcada pelo trabalho informal, que representa hoje 37,5% de toda a força de trabalho ocupada na cidade. A informalidade e o acesso a direitos são debatidos no quinto episódio do podcast Diálogos Cariocas. Ouça em https://spoti.fi/3krdrah.

dc cultura

No novo episódio do podcast Diálogos Cariocas, vamos falar sobre as inúmeras culturas que compõem a cidade do Rio de Janeiro desde sua formação. As múltiplas experiências de vivência da cidade são indissociáveis da paisagem, da localização e também da dimensão cultural. Fruto do processo de colonização europeia, a confluência das várias culturas que formam a cidade e o país ocorre como forma de resistência às várias tentativas de apagar e marginalizar as memórias dos povos explorados nesse processo, indígenas e africanos.

Pergunte ao Museu

O SIMAP (Sistema de Museus, Acervo e Patrimônio Cultural da UFRJ) realizará, ente os dias 22 e 24 de setembro, o Pergunte ao Museu!! - um ciclo de debates entre os museus da UFRJ e seu público. O bate-papo contará com representantes dos museus para tratar de curiosidades, história, atividades desenvolvidas via redes sociais e o que mais o público quiser perguntar. As lives ocorrerão sempre às 10h no canal do Fórum de Ciência e Cultura no Youtube.

14.10 Pluralidade

No próximo dia 19, acontece a estreia da série "Pluralidade: Diálogos sobre ciência, filosofia e cultura". Composta por 6 encontros que acontecem sempre às segundas-feiras, entre 14h e 15h30, “Pluralidade” reúne pesquisadores de diversas áreas para realçar as interseções, convergências e interações, a “pluralidade”, entre manifestações diversas e complexas do conhecimento.

Em tempos de pós-verdade e negacionismo científico, “Pluralidade” investe no diálogo multidisciplinar como forma de pedagogia e de reflexão crítica, propondo o encontro, a reunião e o debate como caminhos para uma compreensão mais arrojada da realidade.

Assista no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube!

Selecao SIMAPFoto: Matheus Viana | Pexels

O SIMAP (Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ), um dos órgãos suplementares do Fórum de Ciência e Cultura, abre seleção de bolsistas nas áreas de produção de conteúdo para mídias sociais e design gráfico. Confira os perfis das vagas oferecidas. As inscrições vão até 20 de setembro de 2020.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ