Folguedo universitário: IX Arraiá da UFRJ

por Daiane Cardoso

Acontece nos dias 27 e 28 de julho, o IX Arraiá da UFRJ – Professor Carlos Tannus, no Campo Esportivo da Escola de Educação Física e Desportos/UFRJ, Campus da Praia Vermelha. É um evento tradicional da universidade, interdisciplinar, que almeja resgatar valores da cultura popular e reforçar o sentido de brasilidade, em uma oportunidade efetiva de congregar conhecimentos das esferas acadêmica e popular. Inclusive, o projeto cenográfico deste ano conta com dois núcleos: de estruturação, executado por cenógrafos profissionais; e de laminação artística, com a participação de alunos da Escola de Belas Artes, orientados pelo professor Pedro Sanches – Gravura/EBA.

Para este ano, estão confirmadas 38 barracas com diversas opções de doces, salgados, bebidas e brincadeiras, organizadas em grande maioria pelos Centros Acadêmicos da UFRJ, que fazem da festa um grande laboratório de cultura e comércio popular. E, além disso, teremos brinquedos (touro mecânico, pula-pula), pau de sebo e a tradicional fogueira.

As responsáveis pela Barraca do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva (CASCO), Bianca Borges e Larissa Menezes, elogiam a festa e ressaltam a importância para os participantes. Elas dizem que, "em termos afetivos, temos o intuito de dar uma visibilidade para o nosso novo curso, conseguir dialogar com outros cursos e participar ativamente de atividades culturais e artísticas que acontecem na universidade, principalmente aquelas que são abertas ao público, pois acreditamos que a universidade deve extrapolar seus muros". Além disso, para as alunas, o Arraiá é uma grande forma de atrair estudantes para atividades extra-curriculares:

"nosso objetivo é sempre integrar cada vez mais o maior número de estudantes possíveis para todas as atividades. A festa aumenta o vínculo entre os estudantes e mostra como é importante o trabalho conjunto, pois não é possível manter sozinho uma barraca no Arraiá. (...) enquanto atividade cultural, pode, muitas vezes, funcionar como propulsor de debate, discussão e interação entre os estudantes do curso, fortalecendo assim a sua identidade."

Os projetos de Extensão também são importantes para a composição dessa miscelânea de ideias. Pela primeira vez no Arraiá, a Feira Agroecológica da UFRJ, em gestão colaborativa com a Maré de Sabores, traz uma barraca alternativa, que promete ser uma das grandes atrações da festa. O projeto é vinculado Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social - LTDS/COPPE – e, administrativamente, está ligado à Divisão de Integração Universidade Comunidade (DIUC)/PR5. Construído por integrantes de diversas unidades da UFRJ, trata-se de um projeto social que permite a comercialização de produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares, além da conscientização da população em geral acerca dos benefícios de tal alimentação. Segundo a coordenadora de Iniciativas Sociais, Nádia Pereira Carvalho, o interesse pela festa é devido à possibilidade de levar a um grande público as propostas de sustentabilidade assumidas pela Feira Agroecológica, além de gerar renda para os produtores de tais alimentos, já que é da venda que provém o sustento de suas famílias.

Além das barracas, as atrações culturais (vide programação artística) merecem destaque: os trios Forró Pesado e Forrodance, a Companhia Folclórica da UFRJ/EEFD, as famosas quadrilhas Buraco Quente e a Gonzagão, apresentação dos repentistas Duda Viana e Miguel Bezerra e do cordelista Edmilson Santini, além de brincadeiras idealizadas pelo projeto Faz e Acontece da Extensão/EEFD/ UFRJ.

Depois de 23h, concursos brindarão a noite com prêmios para os melhores dançarinos e para as barracas: mais animada e mais caracterizada. Também será oferecido transporte gratuito ao público (Fundão/Praia Vermelha/Fundão).


Entrada Franca – SUJEITA À LOTAÇÃO

16h - 1h – Campo Esportivo da EEFD – Campus da Praia Vermelha – UFRJ

Acesso pela av. Lauro Muller, s/n – Urca. 

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

flyer arraia-2012

WEB programacao arraia SABADO

 

Cobertura jornalística

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ