DSC 0254

O nome será uma homenagem ao Hotel Sete de Setembro, construído em 1922 pela prefeitura para marcar o centenário da Independência. De lá para cá, o espaço abrigou, de 1926 a 1973, o internado da Escola de Enfermagem Ana Nery e, de 1973 a 1995, a Casa do Estudante Universitário. Em 2004 foi criado, pelo professor Aloisio Teixeira, o CBAE, cujo objetivo é fomentar e promover pesquisas de ponta e acolher pesquisadores com contribuição relevante para o conhecimento científico, a cultura e as artes.

De frente para o Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais bonitos e famosos do Brasil, o prédio, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, ocupa uma área de 5.400m2. Com sua reforma, a UFRJ restituirá este patrimônio à cidade.

Segundo o professor Carlos Vainer, o Centro Brasileiro de Altos Estudos  também estará aberto à população, oferecendo sala de cinema, videoteca, espaços expositivos, livraria-café e restaurante. "O espaço será um centro da inteligência, da cultura e da arte e é uma tentativa de encontro com o futuro", afirmou.

DSC 0263 int

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ