O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ exibirá na próxima terça, 25 de outubro, a partir das 9h30, o documentário Carne e Osso, realizado pela ONG Repórter Brasil. Em seguida, será realizado debate sobre a realidade dos trabalhadores das indústrias de carnes. Estarão presentes o cineasta Carlos Juliano, um dos diretores do filme; a juíza do trabalho Cláudia Reina; o pesquisador da Fiocruz Carlos Minayo; e Gilson Karling, do Sindicato dos Trabalhadores Sitracarnes (Chapecó/SC). Eles abordarão aspectos relacionados ao ireito e à saúde.

Documentário Carne e Osso será exibido na terça 25 de outubro

Esta será a primeira das atividades de um programa interdisciplinar que visa abordar o estudo do trabalho por meio do uso de imagens. Segundo Beto Novaes, professor do Instituto de Economia e coordenador do projeto, a intenção é que, a cada encontro, estejam reunidos profissionais e estudantes de diferentes áreas para discutir as relações de trabalho. Novaes explica que esse universo é muito rico, no qual podem ser abordadas questões relacionadas à economia, administração, gestão, medicina, psicologia, comunicação e serviço social, por exemplo. A ideia é que os professores e alunos que estiverem em aula nesses horários venham e possam debater aspectos relacionados ao seu objeto de estudo.

O filme aborda a rotina de mais de 750 mil trabalhadores que sofrem exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes; pressão psicológica em função do alucinado ritmo de produção; além de terem jornadas exaustivas em um ambiente asfixiante e frio. Carne e osso, por si só, já suscita discussão mais ampla sobre saúde e direito do trabalho.

Selecionado para os mais importantes festivais do gênero cinematográfico da América Latina, como o brasileiro É Tudo Verdade e o chileno FIDOCS, o longa-metragem de 65 minutos também foi exibido na mostra francesa Brésil em Mouvements e ganhou o prêmio do público de melhor documentário no 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Rafael Barcellos
Jornalista do FCC/UFRJ

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ