FLYER 5 dez

 1.1. O III Seminário VOCÊ SE COMUNICA 2013, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC), tem como objetivo dar continuidade ao debate sobre a formulação de uma Política de Comunicação para a UFRJ. O objetivo é potencializar a capacidade de conexão, vínculo e compartilhamento da comunidade acadêmica, tanto internamente quanto em suas interfaces com a sociedade, promovendo a integração dos nossos sistemas de informação e mídia para a difusão de ciência, cultura e arte.

1.2. No mundo digital do trabalho imaterial as universidades estão reconfigurando suas atividades educacionais, sociais e institucionais. As práticas do ensino, pesquisa e extensão estão sendo transformadas pelos imperativos de adaptabilidade às tecnologias e linguagens da comunicação. Identidades, territórios e temporalidades são hoje transversais, intercambiáveis e modulares, provocando um maior atravessamento de fluxos informacionais globais e novos modos de compartilhamento cultural. É o próprio estatuto da educação e da ciência que estão em jogo na cultura contemporânea, portanto, também o futuro e a função da universidade. Compreendemos essas inovações do campo da comunicação como oportunidades para que a universidade possa fortalecer ainda mais sua missão social de proporcionar ensino, pesquisa e extensão. Ao ampliar a interface horizontal com a sociedade, a universidade promoverá ainda mais a circulação e o intercâmbio democrático dos saberes.

1.3. Entre 11 e 12 de setembro de 2013, uma série de mesas de debates abordaram os seguintes temas: políticas públicas de comunicação, transmissão e convergência de mídias, Empresa Brasileira de Comunicação, Rede Nacional de Pesquisa, cultura digital, comunicação institucional, divulgação científica, direito à comunicação, novas redes e construção coletiva de plataformas de comunicação. Participaram diversos segmentos da comunidade universitária e gestores públicos.

1.4. A proposta do III seminário é reunir no dia 5 de dezembro de 2013 grupos estratégicos para o debate sobre a produção em audiovisual, em mídias digitais e assessoria de imprensa. Dividiremos o debate em dois turnos: pela manhã, o tema será a realização em audiovisuais e mídias digitais. Na parte da tarde, reuniremos as experiências em assessoria de imprensa. O objetivo é gerar subsídios para a formulação de uma proposta preliminar de Política de Comunicação para a UFRJ, que sistematize princípios, diretrizes, programas, projetos e ações. Essa proposta deverá ser debatida, aperfeiçoada e aprovada na Plenária Final, a ser realizada ainda no primeiro semestre de 2014.

1.5. Os princípios, diretrizes, eixos e planos de ação aprovados pela Plenária Final serão submetidos ao Conselho Universitário, que terá, desta forma, subsídios consistentes para discutir e definir uma Política de Comunicação da UFRJ.

1.6. A realização desta política é o desafio que deveremos assumir e enfrentar, a partir de 2014, e não poderá prescindir do monitoramento e avaliação de resultados que articulem proposições e práticas.

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