Durante reunião com reitores e representantes das instituições públicas de ensino superior que integram o Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro – FIC-RJ -, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, apoiou a ideia de se organizar um encontro nacional interuniversitário de cultura, sugerido pelo coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Carlos Vainer. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 14 de maio, no FCC, com as presenças do atual reitor da UFRJ, Carlos Levi, e o futuro reitor, Roberto Leher.MINISTRO JUCA2

O avanço nas relações institucionais e parcerias com a educação e, em especial, com as universidades foi destacado pelo Ministro da Cultura. Ele aprovou a criação de grupos de trabalho entre o MinC e o FIC visando o desenvolvimento de conjunto de ações e politicas culturais, e também para atender demandas fundamentais como a preservação e restauro dos museus universitários, acervo e arquivo, patrimônio histórico e patrimônio edificado.

Segundo Juca Ferreira, isso faz parte da reconstrução e retomada de projetos e programas do MinC que foram abandonados nos últimos anos.

"Precisamos trazer para a sociedade os processos de pensamento e reflexão de dentro da academia. As políticas culturais devem democratizar o acesso à cultura tradicional, digital, indígena, enfim, à enorme diversidade brasileira. E também impulsionar a política de formação artística, técnica e gestora nessa área", declarou o ministro, que também propôs marcar uma reunião de trabalho para tratar a questão de preservação de museus e patrimônio edificado da UFRJ.ministro Juca.VAINER FIC

Carlos Vainer fez uma apresentação ao Ministro e à comunidade interuniversitária sobre os objetivos e diretrizes principais do FIC-RJ e afirmou que as universidades também devem procurar se inserir e se afirmar internacionalmente no campo da cultura. O coordenador do FCC ressaltou a importância da aprovação pelo Conselho Universitário da UFRJ do documento Você faz Cultura, que norteia a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural para a Universidade, e as perspectivas das políticas culturais e de comunicação da instituição, especialmente com a implantação da Rádio UFRJ FM.

O ministro Juca Ferreira encerrou o encontro reiterando o compromisso de desenvolver projetos culturais em parceria com as instituições de ensino superior e de realizar novas reuniões para debater as políticas culturais.

Participaram reitores e representantes acadêmicos da UFRJ, UFF, UERJ, UFRRJ, Unirio, CEFET e IFF.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ