Representantes de diversos setores da UFRJ, entre professores, técnico­administrativos e alunos, participaram do Seminário Você Faz Cultura III, que aconteceu na Casa da Ciência, dia 29 de setembro.Representantes de diversos setores da UFRJ, entre professores, técnico­administrativos e alunos, participaram do Seminário Você Faz Cultura III, que aconteceu na Casa da Ciência, dia 29 de setembro.

 

O evento retomou as discussões sobre a política cultural, artística e de difusão científico-cultural para a UFRJ, dessa vez projetando os rumos para os próximos três anos ­2015/17.

No início do seminário, o coordenador do Fórum e Ciência e Cultura da UFRJ (FCC), Carlos Vainer, apresentou um balanço dos princípios e diretrizes gerais do Você Faz Cultura, documento aprovado pelo CONSUNI em agosto de 2014, após amplo debate promovido pelo FCC entre a comunidade acadêmica. Vainer abordou o reposicionamento do Fórum, ao longo dos últimos três anos, como um "lugar de um duplo encontro ­ encontro da Universidade consigo mesmo, encontro da Universidade com omundo extra­muros – a cidade, o estado, o país, as demais universidades". E destacou os eixos de ação do Você faz Cultura, como acervo, museus, grupos culturais, comunicação, dentre outros.

Ainda durante a avaliação dos últimos três anos, o coordenador do FCC ressaltou o lançamento e criação do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro, em 2014, e a realização do Festival Interuniversitário de Cultura ­ FestFIC, em 2015, como parte da exitosa ação de intercâmbio e cooperação interuniversitária.

A pró­reitora de extensão da UFRJ, Maria Mello de Malta falou sobre o levantamento dos números, demandas e atividades de extensão na UFRJ. Segundo a pró­reitora, somente em 2015, a PR­5 registrou 479 projetos de extensão, a maior parte no âmbito da arte, cultura e esporte. Maria Malta afirmou ser importante chamar a comunidade acadêmica para a discussão das políticas culturais da Universidade no FCC, por ser este um espaço propício para as reflexões sobre os eixos Na segunda parte do Seminário os representantes dos setores da UFRJ apresentaram propostas visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento da política cultural da Universidade, e também apontaram as lacunas e deficiências a serem sanadas. Cursos de extensão/capacitação nas áreas de planejamento, projetos e captação de recursos; maior integração dos alunos de graduação nas atividades culturais da UFRJ; ampliação das ações da Universidade para todo o Estado; maior defesa e incremento à diversidade cultural foram alguns dos temas abordados.

Participaram representantes da ECO, CT, CAP/UFRJ, FCC, FND, PR­5, EEFD, SIBI, Casa da Ciência e Museu Nacional. A próxima reunião foi pré­agendada para o dia 28 de outubro, em local a se confirmar, possivelmente na Cidade Universitária.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ