Palestra Afranio Garcia

Na próxima terça-feira (17/12), o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) recebe o antropólogo Afrânio Garcia para a palestra "Interpretações do Brasil, hierarquias desvendadas e imaginário democrático. Dos Buarque de Holanda, Chico filho de Sérgio". O evento, que conta com apoio do INCT-PPED e do INCT Proprietas, terá como debatedores, Renato Boschi (coordenador do INCT-PPED), e Márcia Menendes Motta (coordenadora do INCT Proprietas).

A palestra é aberta ao público e acontece às 17h, no CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo).

Paulo Nogueira

Hoje (10/12), às 15h, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) recebe o economista Paulo Nogueira Batista Jr. para uma roda de conversa sobre seu novo livro, "O Brasil não cabe no quintal de ninguém", lançado em outubro deste ano. Participarão do debate Arthur Koblitz (Presidente da AFBNDES) e Leonardo Burlamaqui (UERJ e Levy Economics Institute). O evento é aberto ao público (Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo).

cartaz web antimanual

Severa Paraguaçu, drag com deficiência, estreia hoje (5/12), no Campus da Praia Vermelha, a série de conversas Antimanual Anticapacitista, que traz um debate sobre politização da deficiência e direito ao corpo.

UC

A nova direção da Universidade da Cidadania, órgão vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura, se reuniu nesta quinta-feira, dia 5/12, com diversos movimentos sociais para pensar e discutir as ações para o próximo ano. Estiveram presentes representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento Negro Unificado (MNU), Levante Popular da Juventude, Coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação, além de entidades que representam os segmentos da UFRJ: ADUFRJ, SINTUFRJ e DCE Mário Prata.

A reunião foi um pontapé inicial onde foram recolhidas sugestões e propostas. A partir de março, vem muita coisa interessante por aí! Todos os movimentos e grupos que já participam da Universidade da Cidadania e outros que queiram participar podem entrar em contato pelo nosso e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CNV cinco anos depois 13.12

No dia 13/12, a Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ promove debate sobre negacionismo e autoritarismo. O evento, realizado na data dos 51 anos do AI-5, representa também a retomada dos trabalhos da Comissão. Não perca!

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ