CartazImagem2Foto: Acervo PROEDES/FE/UFRJ. 

Na próxima segunda-feira, 04/11, o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) comemora os 80 anos da criação da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi). A celebração será realizada no Salão Moniz Aragão, na Praia Vermelha, com um debate e a inauguração de uma exposição que vai contar a história do instituto. O debate irá tratar da história e dos 80 anos de criação da FNFi, relembrando suas contribuições para a formação docente, ensino e pesquisa na UFRJ. Os convidados da mesa são a professora Marieta de Moraes Ferreira e o professor Luiz Antonio da Cunha.   

A FNFi
Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) foi criada em 1939 no âmbito da Universidade do Brasil. Incorporou cursos da antiga Universidade do Distrito Federal e tinha como missão preparar universitários para o magistério e realizar pesquisas em diversos campos do saber. Protagonista na história da UFRJ, originou 10 diferentes institutos, faculdades e escolas que hoje compõem a universidade. Entre eles estão o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, a Escola de Comunicação, a Faculdade de Educação, a Faculdade de Letras, o Instituto de Biologia, o Instituto de Física, o Instituto de Geociências, o Instituto de Matemática, o Instituto de Psicologia e o Instituto de Química. O Colégio de Aplicação da universidade também teve sua origem na FNFi.

Exposição 
Atualmente, toda a documentação acumulada pela Faculdade Nacional de Filosofia está depositada no PROEDES e disponível para consulta. É justamente uma parte deste acervo que compõe a exposição Os 80 anos de criação da FNFi: fragmentos da ciência na UFRJ. A mostra, que será inaugurada na próxima segunda (04/11), busca revelar o trabalho científico desenvolvido ao longo dos anos de existência da FNFi. A exposição  acontecerá no corredor do Anexo da Faculdade de Educação/UFRJ.

O PROEDES
O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade foi criado em 1987, a partir da organização do acervo da Faculdade Nacional de Filosofia como Centro de Estudos da Documentação. Seu objetivo era resgatar, recuperar e organizar fontes documentais referentes à educação brasileira e contribuir para a formação de pesquisadores. Atualmente, atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas, bem como, na organização, recuperação e preservação das fontes documentais, constituindo-se em um Centro de Documentação interessado em problematizar a memória e a história da Educação Brasileira.

É justamente nessa temática que o acervo do programa se concentra: fundos arquivísticos e coleções sobre a Educação no país. Dentre as categorias dos fundos estão arquivos institucionais relacionados à história da UFRJ; das Instituições Educacionais e Científicas; e de arquivos privados de Educadores e Administradores da Educação. É possível consultar documentos textuais, iconográficos, cartográficos, bibliográficos, museológicos, sonoros, audiovisuais, e eletrônicos.

Confira a programação: 

Divulgacao 80 anos FNFi 1

 

 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ