BMO cartaz RGB

Há mais de dois meses, diversas manchas de óleo vêm aparecendo nas praias do litoral nordestino. Até o momento, o rastro tóxico de petróleo cru já atingiu quase 300 localidades de 97 municípios em todos os nove estados do Nordeste, contaminando os ecossistemas marinhos e costeiros, impactando significativamente a pesca e o turismo e com risco de afetar também a saúde humana. Para piorar, a resposta do governo federal a esse desastre (mas também a tantos outros da história recente do país) tem sido insuficiente para conter o problema e impedir que a situação se agrave ainda mais.

Para discutir os aspectos desse desastre e as possibilidades de sua contenção, no dia 11 de novembro o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) promovem um debate do qual participarão Suzana Kahn, vice-diretora da COPPE; Luiz Landau, coordenador dos estudos da COPPE que detectaram a origem provável do vazamento; Rodrigo Leão de Moura, biólogo da UFRJ e coordenador da Rede Abrolhos; e Eliete Paraguaçu, pescadora quilombola da Ilha da Maré (BA) que integra a Articulação Nacional das Pescadoras e o Movimento de Pescadores e Pescadoras. O debate será mediado por Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da COPPE.

O debate se integra às atividades do curso Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda, que vem sendo realizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), órgão vinculado ao FCC, ao longo deste semestre.

Confirme presença no evento.

Serviço:
Data: 11/11, segunda-feira
Hora: 17h30
Local: Fórum de Ciência e Cultura 
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 762 - Flamengo
Gratuito e aberto ao público
Não necessita inscrição prévia 


Já conhece as redes sociais do Fórum de Ciência e Cultura? 
Acesse e fique por dentro da programação: 
Facebook: @ForumdeCienciaeCultura
Instagram: @forum.ufrj
Youtube: Forum de Ciencia e Cultura 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ