Ed UFRJ Lancamento

Na dia 14/11, a Editora UFRJ lançará o livro Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado, organizado por Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma, com prefácio do artista plástico Victor Arruda. O livro celebra os 70 anos de EAB, completados em 2018, e homenageia seu fundador Ausgusto Rodrigues. Artista plástico, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista, fotógrafo, jornalista, poeta e, acima de tudo, educador apaixonado, Rodrigues é uma das referências do país na implantação de uma experiência de educação criadora. Marcado pela defesa da arte como instrumento de transformação, Rodrigues é homenageado no mês de seu aniversário. Se estivesse vivo, completaria 106 anos em novembro. 

Escolinha de Arte do Brasil: legado e memória

A publicação apresenta toda a trajetória da Escolinha, desde a sua concepção, com depoimentos de ex-alunos e integrantes da equipe em diferentes gerações. Vale ressaltar que a Escolinha de Arte do Brasil ainda hoje serve de modelo e é o que de mais importante foi feito no campo da educação através da arte no país.

Através de uma educação inclusiva, com seu espírito aberto e não diretivo, a EAB sempre teve como foco promover a ampliação do repertório artístico da criança, incorporando elementos da cultura popular brasileira, suas manifestações, seus saberes e tradições, a fim de intensificar o diálogo entre as diferentes modalidades artísticas. Primeira do gênero no Brasil, a EAB teve o incentivo de grandes educadores, como Anísio Teixeira e Helena Antipoff, e o entusiasmo da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria praticada no Brasil estimulando seus pacientes a se expressarem através do fazer  artístico.

Professor, editor e arte-educador, Jader de Medeiros Britto recebeu, em 1998, a Medalha Comemorativa Augusto Rodrigues no aniversário de 50 anos da Escolinha de Arte do Brasil, como uma das personalidades homenageadas por sua contribuição para o processo de educação através da arte no Brasil. Foi um dos organizadores do volume Educação e universidade(1999), de Anísio Teixeira, e do Dicionário de Educadores no Brasil (2002), ambos publicados pela Editora UFRJ. 

Alexandre Palma é graduado em Artes Plásticas, doutor em Educação e atua como professor-pesquisador em Didática Especial e Prática de Ensino de Artes Visuais na Faculdade de Educação da UFRJ. É um dos coordenadores da Escolinha de Arte do Brasil.

Serviço

Data: 14/11/2019 
Horário: 19h 
Local: Livraria da Travessa
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo.

Evento gratuito


Já conhece as redes sociais do Fórum de Ciência e Cultura? 
Acesse e fique por dentro da programação: 
Facebook: @ForumdeCienciaeCultura
Instagram: @forum.ufrj
Youtube: Forum de Ciencia e Cultura 

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ