Para participar como público das sessões de apresentação de trabalhos, mesas de debate, oficinas e apresentações culturais, as inscrições estão abertas no link abaixo:
Formulário de inscrição para participação como público – 2° Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
Nessa seção a programação está em formato reduzido. Nas seções abaixo encontram-se mais informações sobre cada atividade.
DIA 01 (07/10/2025).
14:30 Abertura Institucional.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
15:30 Mesa de Debate 01: Ações Afirmativas e Insurgências na Cultura das Universidades.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Mediação: Maria Soledade Simeão (NEABI UFRJ)
Cecília Izidoro (SGAADA)
Céu Cavalcanti (IP/UFRJ)
Helena Theodoro (IFCS/UFRJ)
João Irineu de França Neto (IP/UFRJ)
Severa Paraguaçu (FCC/UFRJ)
17:30 Mostra Artística do 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
Locais: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Salão Vermelho
Biblioteca Feminista.
Átrio
Companhia Folclórica do Rio – UFRJ.
ArtBitches.
Biblioteca Feminista.
Samile Cunha.
Violões da UFRJ.
Brasil com S de Sapateado.
Cenas Musicais de Os Últimos 5 Anos.
Grupo Musical Samba Pedagógico.
Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ.
Os dEscolados.
DIA 02 (08/10/2025).
10:00 Oficinas
Oficina naproCULT – Elaboração de Projetos, Produção Executiva e Captação de Recursos – Módulo 1.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Oficina COMUNIDANÇA – Forró.
Local: Salão Dourado – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
14:00 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa
Locais: Campus da Praia Vermelha.
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Salão Pedro Calmon
Salão Vermelho
Aulário da Praia Vermelha (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH)
Módulos 11, 13 e 28
Faculdade de Educação da UFRJ
Sala 241
Instituto de Economia da UFRJ
Sala 203
17:00 Show: Cancioneiros do IPUB: 29 anos de rock’n roll antimanicomial!
Locais: Átrio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha
18:30 Mesa de Debate 02: As Universidades na Participação e Construção das Políticas Públicas de Cultura.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Mediação: Patricia Dorneles (Superintendência de Difusão Cultural/FCC UFRJ)
Katya Gualter (Ouvidoria UFRJ)
Paulo Sundi (Coletivo Estudantes Indígenas UFRJ)
Fernando Mencarelli (FORCULT e UFMG)
DIA 03 (09/10/2025).
10:00 Oficinas
Oficina naproCULT – Elaboração de Projetos, Produção Executiva e Captação de Recursos – Módulo 2.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Oficina COMUNIDANÇA – Hip Hop Dance.
Local: Salão Dourado – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
14:00 Apresentação de trabalhos/Roda de conversa.
Locais: Campus da Praia Vermelha.
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Salão Pedro Calmon
Salão Vermelho
Aulário da Praia Vermelha (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH)
Módulos 23 e 26
Faculdade de Educação da UFRJ
Sala 241
Instituto de Economia da UFRJ
Sala 203
17:00 Peça teatral: Vânia.
Local: Sala Vianinha – Escola de Comunicação – ECO / UFRJ.
18:30 Mesa 03: Cultura, Universidade e Cooperação Social: comunidades e relações extramuros.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Mediação: Ana Inês Sousa (Pró-Reitoria de Extensão – PR5/UFRJ)
Eleonora Ziller (Universidade da Cidadania – FCC/UFRJ)
Felipe Eugênio (Cooperação Social/Fiocruz e FIC RJ)
Samuel Araújo (Escola de Música/UFRJ e Musicultura / Maré)
As sessões de apresentação de trabalhos são a espinha dorsal do Encontro de Arte e Cultura da UFRJ. Nelas, a comunidade universitária e a sociedade em geral podem conhecer as ações culturais desenvolvidas na instituição.
Cada sessão se inicia com rápidas apresentações, de até 5 minutos, sobre os resumos acadêmicos ou relatos de experiência inscritos e aprovados pela Comissão Acadêmica e Cultural do 2° Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
Em seguida, uma roda de conversa entre os proponentes de trabalhos e também com o público presente objetiva promover um debate participativo e possibilitar cooperação para fortalecimento da produção, gestão e política cultural na UFRJ.
A partir desta segunda edição, as sessões de trabalho não contarão com eixos pré-definidos. Durante o preenchimento do formulário de inscrição do trabalho, é solicitado que se informe até cinco temáticas.
Comunicamos que os trabalhos listados neste link foram aceitos para apresentação nas Rodas de Conversa do 2° Encontro de Arte e Cultura da UFRJ, que acontecerão nos dias 08 e 09/10, das 14h30 às 17h, no Campus da Praia Vermelha. A alocação dos trabalhos nas sessões está sendo organizada e será divulgada no dia 06/10.
DIA 01 (07/10/2025).
14:30 Abertura Institucional.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
15:30 Mesa 01: Ações Afirmativas e Insurgências na Cultura das Universidades.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Lutas sociais têm conquistado avanços significativos em pautas que pressionam as estruturas acadêmicas, científicas e culturais das universidades ao reconhecimento da cidadania de grupos postos historicamente à margem dessas instituições. De que maneiras as ações afirmativas e o campo cultural se relacionam? Tanto na construção de um ambiente onde diferentes saberes, corpos e experiências sejam reconhecidos e respeitados, quanto de uma produção cultural que desconstrua as formas de opressão e desigualdade, ao invés de as reforçar, inclusive em relação à distribuição de recursos. Quais instrumentos precisamos adotar ou desenvolver para combater as formas múltiplas e simultâneas geradas pela combinação de diferentes eixos de opressão? De que forma os planos e programas das políticas culturais das universidades devem contribuir com as ressignificações sociais das categorias de raça, gênero, deficiência, sexualidade, entre outras?
Mediação: Maria Soledade Simeão (NEABI UFRJ)
Cecília Izidoro (SGAADA)
Céu Cavalcanti (IP/UFRJ)
Helena Theodoro (IFCS/UFRJ)
João Irineu de França Neto (IP/UFRJ)
Severa Paraguaçu (Superintendência de Difusão Cultural/FCC/UFRJ)
DIA 02 (08/10/2025).
18:30 Mesa de Debate 02: As Universidades na Participação e Construção das Políticas Públicas de Cultura.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Esta mesa discute a construção de políticas institucionais de cultura nos ambientes universitários e em suas relações com outras instâncias como órgãos governamentais, conferências de formulação de políticas públicas e controle social, focando na estruturação de instrumentos e processos de participação social para que estas políticas sejam representativas, transformadoras e emancipatórias. A discussão contempla o reconhecimento da transversalidade das políticas culturais, que atravessa áreas como divulgação científica, saberes tradicionais, comunicação social e promoção dos direitos humanos, também questionando como a formação universitária está comprometida com a construção das políticas públicas de cultura.
Busca-se identificar formas de mobilizar a participação como elemento fundamental do amadurecimento democrático e do fortalecimento da cultura, tanto nas agendas importantes no campo profissional como também nas disputas por financiamento, sustentabilidade, trabalho, renda, e fomento. O debate incluirá análise das estruturas e instrumentos necessários para a gestão participativa do ciclo completo de políticas institucionais de cultura, desde sua formulação a implementação e avaliação, e o papel da formação acadêmica no que diz respeito à participação ativa no campo das políticas culturais.
Mediação: Patricia Dorneles (Superintendência de Difusão Cultural/FCC/UFRJ)
Katya Gualter (Ouvidoria UFRJ)
Paulo Sundi (Coletivo Estudantes Indígenas UFRJ)
Fernando Mencarelli (FORCULT e UFMG)
DIA 03 (09/10/2025).
18:30 Mesa 03: Cultura, Universidade e Cooperação Social: comunidades e relações extramuros.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Esta mesa tem como objetivo discutir possibilidades para interações de mão dupla e múltiplos sentidos entre a cultura produzida na UFRJ e a sociedade, considerando este campo como um espaço de mútua fertilização e de incentivo a relações desierarquizadas entre saberes. Para além do valoroso conceito de extensão, busca-se pensar formas de cooperação social entre instituição, comunidades, coletivos, organizações sociais e fazedores de cultura.
Mediação: Ana Inês Sousa (Pró-Reitoria de Extensão – PR5/UFRJ)
Eleonora Ziller (Universidade da Cidadania – FCC/UFRJ)
Felipe Eugênio (Cooperação Social/Fiocruz e FIC RJ)
Samuel Araújo (Escola de Música/UFRJ e Musicultura / Maré)
Ana Inês Sousa
Enfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual é docente desde 1988. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutora em Ciências (Saúde da Mulher e da Criança) pelo Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (2001). Desde 1988 é docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro Na gestão universitária ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (1986-1988); Coordenadora de Extensão da EEAN (1988-1989) e a partir de 1999 passou a integrar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), ocupando o cargo de Diretora da Divisão de Programas e Projetos (até 2006), Superintendente Acadêmica de Extensão (2006-2018), Assessora Especial (dez/2018-abr/2019). Atualmente é Superintendente de Formação Acadêmica de Extensão e Substituta Eventual da Pró-Reitora de Extensão (gestões jul/2019-jun/2023 e jul/2023-jun/2027). Representa a Pró-Reitoria de Extensão em diversos grupos de trabalho da Reitoria como de assessoramento a Comissão Própria de Avaliação (CPA), elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), dentre outros. Representando a UFRJ tem participado do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) desde 1999.
Cecília Izidoro
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Tecnologia Educacional e doutorado em Enfermagem pela UFRJ, Cecília é professora associada da Escola de Enfermagem Anna Néry e pesquisadora do Grupo ORI/CNPq. Superintendente Adjunta de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade da UFRJ, ela coordena projetos e disciplinas que abordam relações étnico-raciais na saúde, orienta ligas acadêmicas e promove laboratórios de saberes ancestrais, fortalecendo a inclusão e a valorização da população negra.
Céu Cavalcanti
Professora adjunta do departamento de psicologia social do instituto de psicologia da UFRJ. Integrante da articulação nacional de psicologues trans (ANP Trans).
Secretária de Saúde Mental da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Foi conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia na gestão entre 2022-2025. Também compôs a diretoria executiva da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) na gestão 2021-2023.
Eleonora Ziller
Possui graduação em Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), onde trabalha desde 1986. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e sociedade, literatura brasileira, poesia contemporânea, com estudos sobre Ferreira Gullar e Francisco Alvim, atuando como docente do PPG de Ciência da Literatura. Desenvolve projetos de extensão e de pesquisa com ênfase na construção de novas práticas para a leitura e a crítica literárias, e na proposição de novos parâmetros para o ensino de literatura. Foi diretora da Faculdade de Letras da UFRJ de 2010 a 2017. Durante o ano de 2018 realizou pesquisa de pós-doutorado na Università Degli Studi di Napoli Federico II desenvolvendo estudos de Literatura e Cinema. Atua também no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS), na linha de pesquisa Trabalho e formação politécnica. Atualmente é diretora da Universidade da Cidadania, órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Felipe Eugênio (
Felipe Eugênio é editor, historiador e sanitarista. Realiza na Fiocruz pesquisas sobre literatura, promoção da saúde e territórios periféricos, e coordena, de lá, entre outras iniciativas, a Periferia Brasileira de Letras. É pesquisador afiliado do Instituto Alameda, onde estuda o pensamento utópico a partir de literatos periféricos. Fundador e editor da Residência Literária Favelofágica, que completa 10 anos, atualmente é conselheiro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É autor de “Literatura nas periferias da periferia do capitalismo” (Rubra / Bando Editorial Favelofágico, 2025), no qual identifica e explora como o campo das letras nas favelas brasileiras tem oxigenado as práticas de participação popular. Carioca de Vila Isabel, compartilha um endereço utópico com a Casa de las Américas.
Fernando Mencarelli
Professor Titular da UFMG e pesquisador PQ CNPq. Pró-Reitor de Cultura da UFMG. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura, com trabalhos sobre a história do teatro brasileiro. Visiting Research Scholar na City University of New York. Pós-Doutorado em Teatro na Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris 3. Professor na graduação em Teatro e na pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. É presidente do Forcult – Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Helena Theodoro
Bacharel em Direito e Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós-Doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira, escolas de samba, religiões e espiritualidade de matriz africana, educação, processos culturais, sexualidade. Foi jurada do Estandarte de Ouro (Jornal O Globo) por vinte e sete anos. Atuou como Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Coordenadora da Pós-Graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC/RJ e atualmente é Professora no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) na Pós de Filosofias Ancestrais. Atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas. Coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ e professora visitante do PPGF com a disciplina Filosofias ancestrais e o princípio feminino nas artes do carnaval. Foi responsável pelo enredo do GRES Acadêmicos do Salgueiro para 2022 e foi enredo da Mocidade Unida da Mooca, escola do grupo Prata de São Paulo, em 2024. Faz parte do Comitê Científico do Cais do Valongo, sob a direção do CEAP – Centro de Apoio às Populações Marginalizadas/BNDES. Tomou posse no mês de julho de 2025 do cargo de Vice-presidente Cultural do Renascença Clube e, no início do ano, tornou-se membro do PEN Clube do Brasil.
João Irineu de França Neto (IP/UFRJ)
Indígena Potiguara, Psicólogo Clínico e Social; Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, Professor de Psicologia Social da UFRJ; escritor, poeta, ator, cantor, xamã, fazedor de remédios fitoterápicos, essências florais e de rituais indígenas da Jurema, Ayahuasca e outras medicinas da floresta. Participou como um dos autores na escrita das Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas, livro do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foi um dos fundadores e um dos presidentes da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-raciais do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13). Militante do Movimento Indígena e LGBTQUIA+, foi um dos fundadores da Associação Cultural de Indígenas em Contextos Urbanos da Paraíba (ACICUP). É membro da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-raciais do CRP-05 (RJ). É autor dos seguintes livros: 1. Representação literária da escravidão na contística machadiana; 2. Vozes e performances de rezadeiras e rezadores da Paraíba: um estudo linguístico-antropológico de tradições orais; 3. Diários na Aldeia: escritos de um indígena Potiguara; 4. Entre os riscos de suicídio de indígenas Potiguara e os rabiscos emergentes da Psicologia Indígena.
Katya Gualter (Ouvidoria UFRJ)
Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, Mestre em Tecnologia Educacional e Licenciada em Educação Física pela UFRJ. Diretora da Escola de Educação Física, Desportos e Dança da mesma universidade. Professora do Departamento de Arte Corporal/DAC (Núcleo de Criação, Ensino e Pesquisa em Dança). Atuou como Chefe do referido Departamento e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Dança. Foi membra da equipe proponente dos Cursos de Licenciatura em Dança e Bacharelado em Teoria da Dança. Integrou os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) das 03 Graduações em Dança Noturnas da UFRJ (Bacharelado em Dança, Bacharelado em Teoria da Dança e Licenciatura em Dança). Fundou e coordenou o Grupo/Laboratório PECDAN (PEsquisa em Cinema e DANça)/Projeto “Poéticas no cotidiano sob olhares de Exu e Pombagira: experimentações corpocâmera”. Facilitadora de Oficinas sobre “O Corpo poético-dançante e a Pombagira: conexões corpo-espaço”. Líder GrupAR (Grupo de Pesquisa Ancestralidades em Rede)/CNPq, que investe na aglutinação de Projetos e Ações em torno das confluências de saberes e danças pretas, saberes e danças dos povos originários e de outras comunidades tradicionais em espaços diversos de formação na contemporaneidade. Integra a equipe responsável pela adesão da UFRJ ao Programa Nacional Encontro de Saberes, germinado e propagado pela UNB. Compõe as diretorias colegiadas do FND (Fórum Nacional de Dança) e da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), além de compor a diretoria da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). Integra o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), Câmara de Políticas Raciais, Coletivo de Docentes Negros/as e o Conselho Gestor da Superintendência de Saberes Tradicionais da UFRJ. Homenagem NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas)/UFRJ em 2023. Recebeu o XII Prêmio Denilto Gomes 2025 da Cooperativa Paulista de Dança, por sua Atuação Política na Dança
Maria Soledade Simeão (NEABI UFRJ)
Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1987), Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (2005). Professor Titular do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua como Coordenadora de Integração Acadêmica dos Cursos do CCS. Participa como membro do Coletivo de docentes negros da UFRJ, Câmara de Políticas Raciais e da comissão de heteroidentificação. Vice-Diretora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da UFRJ – NEABI UFRJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação e Saúde em Enfermagem. Apresenta como áreas de pesquisa: enfermagem, educação e saúde, educação antirracista e estágios extracurriculares.
Patricia Dorneles (Superintendência de Difusão Cultural/FCC/UFRJ)
Atua no campo das políticas públicas de cultura desde 2001 em gestão pública e pesquisa. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ. Mestre em Educação pela UFSC, doutora em Geografia pela UFRGS. Coordenadora do Laboratório de Artes, Cultura, Acessibilidade e Saúde – LACAS/ UFRJ da qual desenvolve o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural – CEAC e o Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC que em 2023 chegou a sua 10ª edição, ambas iniciativas tem side desenvolvida desde 2013 com o apoio do Ministério da Cultura e ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Foi Superintendente de Difusão Cultural da UFRJ de 2005 a 2009 e retornou a função em novembro de 2024. Atuou no Ministério da Cultura de 2005 a 2009, coordenando as ações do Programa Cultura Viva na Região Sul, as ações de Cultura e Saúde do MINC, entre outras ações e programas. Coordena a Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural – RIACult e o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura- CNPQ.
Paulo Sundi (Coletivo Estudantes Indígenas UFRJ)
Professor do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ministra a disciplina de “Relações étnico-raciais e serviço social”. Doutorando pelo PPGSS/UFRJ. Membro da Articulação de Políticas Indígenas e Quilombolas do Rio de Janeiro (APIQ). Cofundador do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRJ (CEI/UFRJ).
Samuel Araújo (Escola de Música/UFRJ e Musicultura / Maré)
Professor titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Etnomusicologia. Tem publicado artigos e resenhas em periódicos acadêmicos, livros e enciclopédias do Brasil e do exterior e, como organizador, as coletâneas Yearbook for Traditional Music Nº 34 (Universidade de Los Angeles, 2002), Estudos de folclore e música popular urbana, com artigos de Guerra-Peixe (Ed. da UFMG, 2007), e Música em debate; perspectivas interdisciplinares (MauadX Ed., 2008). Foi membro da Comissão Executiva do International Council for Traditional Music (ICTM, 2010-2017). Coordena, desde 2003, projetos de pesquisa em colaboração com entidades não-governamentais entre moradores de áreas favelizadas do Rio de Janeiro (Maré, Formiga e Salgueiro), formando grupos de pesquisa entre seus residentes, e difundindo seus resultados em produtos de autoria coletiva nos meios acadêmico e extra-acadêmico. Músico atuante, é co-fundador do grupo Tira o Dedo do Pudim e do grêmio carnavalesco Rancho Flor do Sereno, e exerceu a Coordenação de Música da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Severa Paraguaçu
Drégui aleijante e modelo incompletona performada por André Aguiar Protásio, Técnico Administrativo em Educação, no cargo de produtor cultural e atual diretor de produção na Superintendência de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura. Ingressou na UFRJ em 2008, por meio de cota para pessoa com deficiência. Graduado em Comunicação Social – Cinema e Vídeo pela UFF (2006) e especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ (2014). Integrante titular do GT de Acessibilidade da Funarte. Como Severa Paraguaçu, participa de debates acerca da articulação do anticapacitismo, tendo co-coordenado a 2a Conferência Livre de Acessibilidade Cultural, integrante do processo da 5a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2024), e a Conferência Temática de Acessibilidade Cultural, integrante da 4a Conferência Nacional de Cultura (2024), onde também realizou a fala inspiradora do GT de Participação Social..
DIA 01 (07/10/2025).
17:30 Mostra Artística do 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
Locais: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Salão Vermelho:
Biblioteca Feminista.
A Biblioteca Feminista, coletivo oriundo da Escola de Serviço Social da UFRJ, ocupa o Salão Vermelho para conversas sobre as vítimas da fogueira machista que vitima todos que saem do padrão heteronormativo, patriarcal e burguês. Literatura, arte, crítica, criatividade e ludicidade se encontram. Utilizando o texto do livro Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici (2017), trabalhamos com o conceito da Bruxa e seus objetos/símbolos: caldeirão, vassoura, espelho, maçã, fogueira, chapéu, entre outros, tudo isso para problematizar a identidade da mulher como Bruxa no imaginário coletivo, inclusive nos contos infantis.
Apontaremos cinco ações: as ações da Biblioteca Feminista da Praia Vermelha com o público do ensino médio; a oficina Qual o fogo que te queima?; as exposições de expoentes do feminismo; um baralho de tarô feminista-marxista; e um jogo de tabuleiro sobre a história dos direitos das mulheres. As ferramentas pedagógicas são importantes para formação acadêmico-política e didático-pedagógica e revelam as estruturas de exploração e opressão.
Átrio
Companhia Folclórica do Rio – UFRJ.
ArtBitches.
Biblioteca Feminista.
Samile Cunha.
Violões da UFRJ.
Brasil com S de Sapateado.
Cenas Musicais de Os Últimos 5 Anos.
Grupo Musical Samba Pedagógico.
Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ.
Os dEscolados.
Confira mais informações sobre as apresentações:
Companhia Folclórica do Rio – UFRJ
Mestre Vitalino, do corpo para o barro, do barro para o corpo. Esta performance é inspirada na obra de Mestre Vitalino, através de expressões que fundem corpo e barro, promovendo uma fusão entre arte e movimento, transformando criações de barro em expressões corporais. Inspirado nas histórias da sua cidade e família, Mestre Vitalino representava figuras como Lampião e cangaceiros.
A pesquisa começou com um estudo sobre esse tema, e ao descobrir a representação desses temas nas obras de Mestre Vitalino, surgiu o desejo de aprofundar essa temática. Vinculada ao projeto Encontro de saberes – dos Mestres Populares à universidade, essa pesquisa busca criar uma conexão entre a arte popular brasileira e a expressão corporal. Integrantes da performance: Willyang Santana (dançarino), Frank Wilson Roberto (orientação e zabumba), Bernardo Campos (sanfona), Rita Alves (vocal), João Alves (vocal), Ricardo Silva Souza (triângulo) e Mônica Luquett (apoio nos figurinos).
A Companhia é um projeto acadêmico criado em 1987, representativo da UFRJ e tem por objetivo, pesquisar, revelar, valorizar e semear a sabedoria popular através das nossas intervenções artísticas. É formada por músicos, dançarinos, artistas plásticos e produtores culturais dos três segmentos da UFRJ, que percorrem espaços diversos da produção artística e científica. Suas pesquisas junto aos Mestres populares e comunidades, fundamentam a criação dos espetáculos, as intervenções culturais e os projetos sociais desenvolvidos dentro e fora da Universidade, buscando aproximar o público, de todas as idades, à diversidade e à riqueza do patrimônio cultural brasileiro, através das expressões de dança, música e teatros folclóricos.
A Companhia Folclórica do Rio – UFRJ é um Grupo Artístico de Representação Institucional – GARINS. Os GARINS e PARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
ArtBitches
Homoafetivos. Quando falamos sobre a heterossexualidade de homens cisgêneros e como se relacionam, percebemos que há um empenho em estarem juntos, fiéis a uma rotina composta por encontros quase sagrados, como: a cerveja com os amigos, o futebol com a rapaziada, o churrasco com os manos, aquele Vasco x Flamengo no domingo, etc. Quase sempre, esses momentos acabam ultrapassando o tempo destinado às suas namoradas ou esposas. Homens amam homens, logo, são homoafetivos e essa performance retrata diversas formas de afetividade entre homens e como isso também se relaciona com a feminilidade masculina.
Biblioteca Feminista
A Biblioteca Feminista anuncia a sua ocupação, que acontecerá simultaneamente no Salão Vermelho. E a pedagoga e atriz Rita Grego, colaboradora do projeto, apresentará um trecho do monólogo A Senhora dos Restos. Sinopse – Dos restos de um mercado sobrevive uma mulher, conhecida por toda a cidade como Senhora dos Restos. Atravessando a sua história pessoal marcada pela trajetória de anos em situação de rua, a personagem denuncia o descaso da sociedade e dos governantes com essas pessoas que seguem na invisibilidade, enfatizando os enfrentamentos da população feminina de rua a partir de um recorte de gênero.
O Projeto de ensino, pesquisa e extensão Biblioteca Feminista utiliza uma abordagem feminista-marxista para promover a consciência crítica sobre as opressões de gênero, raça, entre outras, e a exploração da classe trabalhadora. Trata-se de um projeto coletivo, que transcende o ambiente acadêmico tradicional e objetiva a conscientização e a prevenção da violência de gênero. Integrantes e equipe – Professoras: Luana de Souza Siqueira e Glaucia Lelis Alves. Extensionistas: Rafael Coé Barbosa, Camille Vitoria Soares dos Santos, Giovanna Martins de Oliveira, Maria Eduarda Porto dos Santos, Beatriz Lima de Souza Cardoso, Camila Monteiro Vital de Oliveira, Joelma dos S. Martins de Souza, Mirella dos S. Kuczmenda, Monica Mirela da R. Latini e Selma da Silva Santos. Colaboradora: Rita Grego.
Samile Cunha
Performance Drag: A morte não tem CEP nem CPF.
Ação performativa onde a personagem trabalha com a interação de inúmeros textos: cartas, epitáfios, poemas, textos de despedidas, experiências comprometidas com
o entendimento da Morte, narrativas livres dos sistemas de exclusão e
opressão a que somos subjugados, já que morremos um tiquinho diariamente.
Samile Cunha, alter ego do artista, figurinista e Professor Dr. Samuel Abrantes, a personagem ganha repercussão no carnaval carioca, quando despertou interesse pela natureza plural das suas aparições e, principalmente, porque a personagem atende às inúmeras curiosidades no universo das Artes. Um contraponto claro entre a timidez do Samuel Abrantes e a exposição desmedida e simpática na forma como Samile Cunha se impõe e se coloca na cena carioca.
Secretário da Morte: Vinícius Souza (graduando do curso de Direção Teatral- ECO).
Violões da UFRJ
Homenagem a Bartolomeu Wiese. Instrumentistas: Gabriel Tasso e Artur Vidal.
Programa: Concertante 3 (Nicanor Teixeira) / O Malemolente (Bartolomeu Wiese)
O projeto de extensão Violões da UFRJ foi criado em 2003 pelo professor Bartolomeu Wiese com o objetivo de oferecer uma prática de conjunto permanente para os alunos do Curso de Bacharelado em Música/Violão. Durante sua trajetória, destacam-se apresentações nacionais e internacionais e a gravação de um CD (2008) em parceria com a Rádio MEC. Integrantes: Daniel Xavier Haddad, Wesley Luiz Lucas Damasceno, Jean Michel da Silva Barbosa, Gabriel Tasso Silva Oliveira, Marcos José Santos Mendonça Junior, Rafael Jorge da Silva, Artur Vidal. Orientadores: Marcus Ferrer e Celso Garcia de Araújo Ramalho.
Violões da UFRJ é um Grupo Artístico de Representação Institucional – GARINS. Os GARINS e PARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
Brasil com S de Sapateado
Este pocket show apresenta um pedacinho do repertório do grupo Brasil com S, explorando tanto peças coreografadas quanto a improvisação, o diálogo entre as artistas, expressão, fluidez e desafios de complexidade rítmica. Com foco em canções e ritmos brasileiros, o show estabelece um tom musical enraizado na cultura nacional. O trio também executará o Shim Sham, coreografia clássica do tap dance, em sua forma completa.
Brasil com S de Sapateado é um grupo independente que funde o sapateado americano (tap dance) com a música brasileira, dedicando-se a explorar o vasto acervo cultural do país e a divulgar a arte do sapateado. Composto por jovens mulheres, o coletivo utiliza uma abordagem multidisciplinar que vai além da dança, incorporando elementos de música, literatura, teatro e artes visuais em suas criações, ao mesmo tempo em que valoriza e realça a essência identitária de suas dançarinas. Integrantes e equipe: Alice Soares Lima (diretora, dançarina, coreógrafa, estudante de direito na FND-UFRJ), Samara Roana (produtora, dançarina, coreógrafa), Mariana Terra (dançarina, ex-estudantes do CAp-UFRJ) e Isabel Libanio (figurinista, estudante de economia no IE-UFRJ, ex-estudantes do CAp-UFRJ).
Cenas Musicais de Os últimos 5 anos
Musical de Jason Robert Brown. Sinopse: Nina e Jamie, um casal de artistas, não conseguem equilibrar os desafios de suas profissões com o casamento. As frustrações de ambos desencadeiam uma crise nesta relação.
Equipe – Direção, tradução e adaptação: Letícia Luna. Orientação: José Henrique Moreira. Assistência de direção e preparação corporal: Gabs Hastenreiter. Elenco: Jeff Isoton e Yasmin Tozzi. Figurino: Amanda Villaverde. Piano: José Eduardo Sacramento. Microfonista e operador de som: João Guilherme Benna. Preparação vocal: Anna. Beatriz Lopes e Lívia Alagoano. Orientação de preparação vocal: Lidia Becker. Produção: Larissa Brasil. Assistência de produção: Gabriel Mesquita e Viajante Lírico. Design Gráfico: Ligia Maria Monteiro. Fotografia: Gugga Almeïdà. Apoio: Catarina Doces e Salgados, Domani Produções e Grupo Café.
Encenação integrante da Mostra Mais 2025. A Mostra Mais, junto com a Mostra de Teatro da UFRJ, formam o Projeto Artístico Institucional – PARINS Mostras do Curso de Direção Teatral da UFRJ. Confira mais informações no Link Tree da Mostra de Teatro da UFRJ. Os PARINS e GARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
Grupo Musical Samba Pedagógico
Contando com Fabrícia Bral, que trabalha na Superintendência Geral de Tecnologia da Informação da UFRJ (SGTIC) e é Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF, o Grupo Musical Samba Pedagógico surgiu como uma atividade extracurricular do Grupo de Pesquisa SoCib, uma iniciativa de Luciana Velloso, Professora Associada na Faculdade de Educação da UERJ. O grupo atua como uma atividade artística para promoção de leveza e bem estar para estudantes do curso de Pedagogia da UERJ. Tomando o samba de raiz como elemento de expressão social, as integrantes se reuniram com seus respectivos instrumentos para tocar samba em sala de aula, mostrando que as composições nos ajudam a enxergar o mundo e o outro a partir de diferentes perspectivas. Integrantes: Fabrícia Bral, Preta Rô, Michele Dell Ossi e Luciana Velloso.
Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ
Fragmento do Espetáculo “Á_ gua” (obra em processo). O fragmento une efeitos eletroacústicos, visuais e coreográficos. Imagens de gotas, chuvas, rios e marés se misturam revelando a trama interdependente da vida da água com a vida dos seres humanos. Equipe: Wesley Fontes, Deborah Prates, Ananda Earp, Luiza Oliveira e Isabela Tavares. Direção: André Meyer e Ana Célia de Sá Earp.
Desde de sua criação em 1943, pela Professora Emérita Helenita Sá Earp, a Companhia se caracteriza como um núcleo de pesquisa e experimentação na dança como uma forma de expressão da arte contemporânea. A Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ é um Grupo Artístico de Representação Institucional – GARINS. Os GARINS e PARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
Os dEscolados
Coletivo artístico formado por estudantes e docentes da UFRJ que desenvolve
canções originais sobre ciência, cientistas célebres e questões socioambientais. Os dEscolados é uma banda criada a partir da experiência do Laboratório de Ciência, Arte e Educação do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Equipe e integrantes: Francisco Prosdocimi, Júlio Mignaco, Erivaldo Fraga, Pedro Cortes, Wanessa Machado, Ana Clara Dupret e João Vitor Lanzarini.
DIA 02 (08/10/2025).
17:00 Show: Cancioneiros do IPUB: 29 anos de rock’n roll antimanicomial! Participação do bloco Tá Pirando, Tá Pirado, Pirou!
Local: Átrio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
O 2º Encontro de Arte e Cultura em parceria com a Semana de Divulgação Científica e Cultural do IPUB, realizada pelo setor de Memória, Arte e Cultura do Instituto de Psiquiatria, apresentam o novo show do grupo Cancioneiros do IPUB, com a participação do bloco Tá Pirando, Tá Pirado, Pirou!
O grupo carrega 29 anos de história, resistência e compromisso com a luta antimanicomial no Rio de Janeiro. Um espaço vivo de construção de novas práticas em saúde mental, que desafia a lógica manicomial e aposta no cuidado integral, comunitário e plural. Cantando, batucando e criando vínculos, os Cancioneiros produzem saúde e transformam modos de estar no mundo.
A banda é composta por usuários em tratamento, estagiários, extensionistas, psicólogos, musicoterapeutas e outros profissionais que, juntos, constroem um campo de trocas, experimentações e cuidado mútuo. Nesta ocasião, o grupo se propõe a apresentar um repertório clássico de samba, rock e axé, compartilhando alegria, criatividade e afeto. Um convite à reflexão coletiva sobre a força da cultura e da arte como dispositivos fundamentais na luta pela desinstitucionalização e pela construção de uma sociedade sem manicômios.
O grupo Cancioneiros do IPUB é um Grupo Artístico de Representação Institucional – GARINS. Os GARINS e PARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
DIA 03 (09/10/2025).
17:00 Peça teatral: Vânia.
Local: Sala Vianinha – Escola de Comunicação – ECO / UFRJ.
Sinopse: A partir de Tio Vânia, de Anton Tchékhov. Rússia, final do século XIX. Na propriedade rural de sua falecida irmã, Vânia se vê confrontada com o saldo de sua vida, assombrado pela ideia de ter desperdiçado sua juventude e de envelhecer sem nenhuma perspectiva de futuro.
Direção: Miguel Petereit.
Elenco: Allan Belisário.
Orientação: Jacyan Castilho e Marcellus Ferreira
Assistência de direção: Dionatha Santos
Tradução: Millôr Fernandes
Adaptação: Allan Belisário e Miguel Petereit
Cenografia: Hugo Garcez
Figurino: Melissa Silva e Nalanda Domingues
Direção de movimento e Preparação corporal: Letícia Viana Preparação vocal: Kika Ribeiro
Direção musical e Paisagem sonora: Jupy
Produção: Lorrayne Soares e Miguel Gil
Assistência de produção: Ticiane Tisse
Fotos: Miguel Gil
Design: Mila Milanesa
Mídias Sociais: Marina Pina
Correalizacão: Placenta Cia. Teatro Ritual e Antropológico
Apoio: Fundição Progresso, ginGa OcupaçãO, Grupo Teatral Moitará e Vértebra Gerenciamento de Projetos Artísticos
Encenação integrante da Mostra Mais 2025. A Mostra Mais, junto com a Mostra de Teatro da UFRJ, formam o Projeto Artístico Institucional – PARINS Mostras do Curso de Direção Teatral da UFRJ. Confira mais informações no Link Tree da Mostra de Teatro da UFRJ.
Os PARINS e GARINS são selos de reconhecimento institucional concedidos através do Programa de Apoio às Artes – PROART da Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
DIAS 02 e 03 (08 e 09/10/2025).
Oficina naproCULT – Elaboração de Projetos, Produção Executiva e Captação de Recursos – Módulos 1 e 2.
Local: Salão Pedro Calmon – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Introdução à criação e gestão de projetos culturais, abordando de forma prática e acessível os principais passos desse processo. Serão trabalhados temas como definição de objetivos, justificativa, público-alvo e estratégias para democratizar o acesso e promover a acessibilidade. A oficina também apresenta noções de planejamento, cronograma e orçamento, destacando o papel da produção executiva na organização das atividades. Além disso, serão discutidas diferentes formas de captar recursos como editais, parcerias e patrocínios e os cuidados básicos com a prestação de contas, incluindo o uso de ferramentas digitais que apoiam a gestão cultural. Esta oficina será ministrada em dois módulos: um no dia 8 e outro no dia 09/10. Para conseguir certificado, a pessoa oficineira precisa assistir aos dois módulos.
Ministrantes: Daniel Ruiz e Michele Moreira
Vagas: 30 pessoas
O Núcleo de Apoio a Projetos Culturais da UFRJ (naproCULT) presta orientações e consultorias gratuitas sobre elaboração de projetos, produção executiva, captação de recursos e prestação de contas. O serviço é disponibilizado, mediante agendamento, a artistas, estudantes, professores, técnicos administrativos, coletivos, movimentos sociais e agentes culturais. Para mais informações sobre o núcleo, acesse a página do naproCULT.
DIA 02 (08/10/2025).
Oficina COMUNIDANÇA – Forró.
Local: Salão Dourado – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Uma vivência destinada a iniciantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre o universo do Forró. Durante o encontro, serão trabalhados passos básicos, base rítmica e noções de condução e contato. A atividade busca valorizar a cultura popular brasileira, promover a integração entre os participantes e proporcionar um espaço de aprendizado acessível e acolhedor. Não é necessário ter par ou experiência prévia.
Ministrante: Lua Buscacio (EEFD/UFRJ).
Vagas: 20 pessoas.
COMUNIDANÇA é um projeto de extensão do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ que está em ação ininterrupta desde 2004. Suas ações são realizadas através de aulas de dança em diferentes modalidades, propostas de atividades corporais abertas à comunidade interna e externa, workshops, bailes, capacitações, produção de Seminários, encontros, rodas de conversa, produção de videodanças, midiática nas redes sociais e da revista Tessituras. Confira mais informações no Link Tree do COMUNIDANÇA.
DIA 03 (09/10/2025).
Oficina COMUNIDANÇA – Hip Hop Dance.
Local: Salão Dourado – Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
A disciplina propõe o estudo dos fundamentos do Hip Hop Dance (Bounce, Rock, Groove, Social Dances, entre outros) como práticas corporais que afirmam memória, ancestralidade e criação coletiva. A partir da vivência das Infinity Lessons, desenvolvidas pela Zulu Nation, busca-se refletir e experienciar a dança enquanto ferramenta de consciência crítica, valorização cultural e construção de coletividade. O espaço da aula será entendido como um “círculo” de trocas, onde cada corpo é portador de saber e potência criativa, estimulando respeito, escuta, improvisação e expressão autêntica.
Ministrantes: Yas e Helô.
Vagas: 20 pessoas.
COMUNIDANÇA é um projeto de extensão do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ que está em ação ininterrupta desde 2004. Suas ações são realizadas através de aulas de dança em diferentes modalidades, propostas de atividades corporais abertas à comunidade interna e externa, workshops, bailes, capacitações, produção de Seminários, encontros, rodas de conversa, produção de videodanças, midiática nas redes sociais e da revista Tessituras. Confira mais informações no Link Tree do COMUNIDANÇA.
A cultura está em todos os cantos da UFRJ! A Comissão Acadêmica e Cultural é formada por integrantes das mais diversas esferas da instituição, como seus centros, unidades, laboratórios, pró-reitorias, superintendências, órgãos suplementares e órgãos infraestruturais.
Você é estudante, docente, TAE ou trabalha por terceirização na UFRJ? Quer apresentar um trabalho no 2° Encontro de Arte e Cultura da UFRJ?
Para submeter trabalhos em português:
Atenção: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Utilize o modelo abaixo para escrever o seu resumo acadêmico ou relato de experiência e depois salvá-lo em PDF.
Modelo de Trabalho – 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ
Para inscrever o trabalho, acesse o formulário disponível abaixo:
Formulário de inscrição para trabalho – 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
O formulário estará disponível de 04/09 a 28/09. A divulgação dos trabalhos aprovados será no dia 02/10 e as informações da data e do local de apresentação serão compartilhadas no dia 06/10.
Caso o trabalho seja aprovado com solicitação de ajustes, sua apresentação durante o Encontro e o certificado estão garantidos. Para publicação nos anais, será necessário o atendimento das solicitações feitas pela Comissão Acadêmica e Cultural do 2° Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
A comunicação com as pessoas responsáveis pelas inscrições dos trabalhos será realizada pela Comissão Organizadora do Encontro através de e-mail.
Para submeter trabalhos em libras:
Mais informações em breve.
Atenção: caso o trabalho tenha mais de uma autoria, as demais pessoas deverão se inscrever no Encontro através do formulário de inscrição para participação como público.
O 1º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ, parceria entre o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), a Pró-reitoria de Extensão (PR5) e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR7), foi realizado entre os dias 03 e 07 de junho de 2019.
A programação foi composta por mesas-redondas, reuniões públicas e rodas de conversas, nas quais os trabalhos foram apresentados. Nesta primeira edição, foram definidos doze eixos para inscrição de trabalhos.
O primeiro encontro representou uma experiência importante de gestão, propiciando trocas que geraram colaborações entre pessoas atuantes em ações culturais na UFRJ e possibilitou ao Fórum de Ciência e Cultura sistematizar dados para a Política Cultural, Artística e de Divulgação Científico-Cultural da UFRJ.
Confira no link abaixo os Anais do 1º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ.
Inscrições de trabalhos em português: ENCERRADAS! 04/09 a 28/09.
Inscrições para público: a partir de 29/09.
Divulgação dos trabalhos aprovados: 02/10.
Divulgação das datas e locais de apresentação de trabalhos: 06/10.
2º Encontro de Arte e Cultura: 07 a 09/10.
E-mail: arteecultura@forum.ufrj.br
Campus da Praia Vermelha
Unidade: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Átrio
Recepção Central (7 a 9/10)
Mostra Artística do 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ (07/10 – 17:30)
Show: Cancioneiros do IPUB: 29 anos de rock’n roll antimanicomial! (08/10 – 17:00)
Salão Dourado
Mostra Artística do 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ (7/10 – 17:30)
Oficinas COMUNIDANÇA (8 e 9/10 – 10:00)
Salão Vermelho
Mostra Artística do 2º Encontro de Arte e Cultura da UFRJ (07/10 – 17:30)
Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8 e 9/10 – 14:00)
Salão Pedro Calmon
Abertura Institucional (7/10 – 14:30)
Mesas de Debate (07/10 – 15:30 / 8 e 9/10 – 1830)
Oficina naproCULT (8 e 9/10 – 10:00)
Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8 e 9/10 – 14:00)
Unidade: Aulário da Praia Vermelha (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH)
Módulos 11 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8/10 – 14:00)
Módulo 13 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8/10 – 14:00)
Módulo 23 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (9/10 – 14:00)
Módulo 26 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (9/10 – 14:00)
Módulo 28 Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8/10 – 14:00)
Unidade: Escola de Comunicação – ECO / UFRJ
Sala Vianinha
Peça teatral: Vânia (9/10 – 17:00)
Unidade: Faculdade de Educação da UFRJ
Sala 241
Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8 e 9/10 – 14:00)
Unidade: Instituto de Economia da UFRJ
Sala 203
Apresentação de trabalhos / Roda de conversa (8 e 9/10 – 14:00)
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.