Superintendência de Difusão Cultural

Por meio da Superintendência de Difusão Cultural (Superdic), é função do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ  a articulação e coordenação da Política de Arte, Cultura e Difusão Cultural, em colaboração com os órgãos do Fórum, das pró-reitorias acadêmicas, centros universitários e demais órgãos da estrutura média, unidades, órgãos suplementares, programas e grupos de ensino, pesquisa e extensão no campo da cultura, artes e difusão cultural. Além disso, cabe à Superdic promover a integração com outras universidades, órgãos governamentais e não governamentais atuantes na esfera das políticas culturais e de difusão cultural, artística e científica.

Ciente da ausência de uma política institucional voltada para a cultura, ao longo de 2012 o Fórum realizou uma série de debates com a comunidade universitária, reunindo mais de 500 professores, estudantes e técnico-administrativos. Ao final deste ano, foi aprovado por Assembleia o documento de proposta de uma Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural, então chamado “Você Faz Cultura”.

Este documento foi aprovado pelo Conselho Diretor do Fórum em 8 de janeiro de 2013, e encaminhado para o Conselho Universitário que, em 28 de agosto de 2014, pela primeira vez em sua história, discutiu a Política Cultura e Artística da Universidade, que foi aprovada por aclamação. Desde então, os princípios e diretrizes do “Você Faz Cultura” têm orientado as políticas, programas, projetos e ações do Fórum de Ciência e Cultura, da Coordenação e da Administração Central.

Equipe

Superintendente de Difusão Cultural
Andrea Adour – andreaadour@forum.ufrj.br

Diretor de Produção
André Aguiar Protásio – andre@forum.ufrj.br

Produtores Culturais
Adolfo Lachtermacher – adolfo@forum.ufrj.br
Julia Ricciardi Lima – julialima@forum.ufrj.br
Patrícia Pizzigatti Klein – patricia.klein@forum.ufrj.br
Daniel Ruiz – danielruiz@forum.ufrj.br 
Camila Costa – camilacosta@forum.ufrj.br

Bolsistas
Ana Luísa Angeleti
Eduardo Lyra – eduardolyra@forum.ufrj.br
Pablo Barreto – pablobarreto@forum.ufrj.br