Acervos

A diversidade de acervos culturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) representa a valorização da história, memória e divulgação científica presente na universidade. Instrumentos científicos, mobiliários, obras de arte e outros elementos somam-se a várias coleções científicas de relevância histórica, e/ou artística que representam os variados aspectos, personagens e realizações  da UFRJ ao longo de sua existência. Através dos estudos, pesquisas e preservação desses testemunhos, é possível desenvolver diferentes projetos educativos e de difusão científico-cultural, como visitas escolares, programas de extensão e ações interdisciplinares para docentes, discentes e para a sociedade como um todo.

Dessa maneira, o registro e reconhecimento de tais acervos é fundamental para evidenciar e legitimar o objeto e as narrativas históricas associadas. Por isso a importância da atuaçãodo SIMAP na UFRJ, através da implantação de políticas, planos, programas e ações que proporcionem melhores condições aos acervos, de modo que a preservação e a continuidade das pesquisas sejam cada vez mais estimuladas e desenvolvidas.

Os acervos culturais da UFRJ ainda estão sendo mapeados pelo SIMAP. A expectativa do sistema é elaborar políticas de registro e visibilidade destes acervos, bem como sugerir ações que assegurem mecanismos adequados de gestão, preservação e divulgação desses representantes de nosso patrimônio universitário.

Atualmente o GT de Acervos Culturais do Centro de Ciências da Saúde (CCS) é o principal representante desse segmento no contexto do SIMAP.