O Fórum de Ciência e Cultura é o órgão que coordena as políticas de difusão cultural e de divulgação científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Sua finalidade é promover ações transversais entre as diversas áreas do conhecimento e estreitar os laços entre a Universidade e a sociedade civil.

O Fórum foi criado em 13 de março de 1967 pelo decreto 60.455 A, publicado pelo reitor Raymundo Moniz de Aragão (1966-1969) no Boletim da UFRJ. Sua estrutura atual é composta da seguinte forma: a Presidência, que é ocupada pelo reitor(a); Conselho Diretor; Coordenação; e cinco superintendências — Administração, Comunicação, Difusão Cultural, Divulgação Científica e Saberes Tradicionais. Além disso, também integram a estrutura do Fórum a Biblioteca Pedro Calmon e a Editora UFRJ.

O Conselho Diretor é formado por:

  • presidente do Fórum; 
  • coordenador (a); 
  • presidente da Câmara de Estudos Brasileiros;
  • decanos dos centros universitários;
  • diretor do Museu Nacional;
  • um (a) representante dos professores;
  • um (a) representante de ex-estudantes;
  • três representantes de organizações públicas ou privadas convidadas pela reitoria.

O Fórum de Ciência e Cultura reúne ainda oito órgãos suplementares com atuação nas áreas de divulgação científica e difusão cultural: Museu Nacional, Sistema de Bibliotecas e Informações da UFRJ (SIBI-UFRJ), Casa da Ciência, Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), Universidade da Cidadania, Núcleo de Rádio e TV, Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP-UFRJ) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Galeria de fotos

Veja as fotos dos eventos promovidos pelo Fórum.

Órgãos do Fórum

Museu Nacional

Museu Nacional

Museu Nacional

Criado por Dom João VI em 1818, o Museu Nacional serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país. Como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico.

Veja mais
Editora UFRJ

Editora UFRJ

Editora UFRJ

A Editora UFRJ tem como finalidade a publicação de obras de conhecimento técnico, científico, cultural,literário e didático, selecionadas por pareceristas especializados.

Veja mais
SiBI UFRJ

SiBI UFRJ

SiBI UFRJ

O SiBi coordena o funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFRJ, promovendo a disseminação da produção acadêmica e científica da Universidade.

Veja mais
Casa da Ciência

Casa da Ciência

Casa da Ciência

A Casa da Ciência tem por objetivo essencial promover a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia, destacando suas interfaces com a cultura e a arte, de forma interdisciplinar e participativa.

Veja mais
CBAE

CBAE

CBAE

Criado em 2004, o CBAE tem por objetivo fomentar pesquisas de ponta e favorecer o intercâmbio científico, cultural e artístico, em âmbito nacional e internacional.

Veja mais
Núcleo de Rádio e TV

Núcleo de Rádio e TV

Núcleo de Rádio e TV

O Núcleo de Rádio e TV atua de forma interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão, e promove atividades educativas e culturais. É responsável pela Rádio UFRJ, lançada em 2019.

Veja mais
Universidade da Cidadania

Universidade da Cidadania

Universidade da Cidadania

A Universidade da Cidadania nasce em 2013 sob o impulso do processo de democratização da Universidade, para promover o diálogo, intercâmbio e transmissão de conhecimentos técnicos e científicos para movimentos e organizações da sociedade.

Veja mais
SIMAP UFRJ

SIMAP UFRJ

SIMAP

O SIMAP tem o objetivo de coordenar a implantação de políticas e ações voltados para a recuperação, preservação, desenvolvimento, promoção e enriquecimento dos acervos, museus, espaços de ciências e do patrimônio histórico da UFRJ.

Veja mais
NEABI

NEABI

NEABI

O NEABI promove atividades de ensino, pesquisa e extensão visando à promoção da equidade étnica e racial para valorização das culturas negra e indígena.

Veja mais