50 anos do movimento Hip Hop
O estilo nasceu na década de 70, no bairro operário do Bronx, completa cinco décadas no dia (8/11)
Hoje (8/11), o movimento Hip Hop completa cinco décadas. O estilo nasceu na década de 70, no bairro operário do Bronx, em meio à crise econômica nos Estados Unidos e logo ganhou o mundo. É sempre difícil definir uma data precisa para o nascimento de um movimento, de um gênero musical ou de uma cena cultural pois estes fenômenos tendem a ser frutos de processos que se desenvolvem em paralelo e só ganham relevância e importância com o passar dos anos. Porém, quando falamos do surgimento da cultura Hip Hop há quase um consenso de que foi por volta de agosto de 1973.
E é no auge do ano de 1980 que esta cultura chega ao Brasil e tem São Paulo como berço, com manifestações que se materializaram em discos de artistas como Thaíde & DJ Hum, MC Jack, Código 13 e, claro, os Racionais MCs.
Em 50 anos, o Hip Hop se desenvolveu como gênero, cultura e um estilo de vida, dando espaço a milhões de vozes contestadoras, que outrora foram silenciadas. Dessa forma, percebemos que a influência do Hip Hop é inescapável. Além da onipresença do Rap tornou o gênero a principal referência musical do Pop deste século, influenciando artistas de diferentes gerações e culturas.
E para comemorar o dia de hoje fica a dica do documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, que conta a trajetória do lendário grupo de Rap Racionais MC’s, que transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo e está disponível na plataforma de stream. Também deixamos a indicação da reportagem do Portal Geledés sobre o Hip Hop nas universidades e o diálogo com as Ciências Humanas, acesse aqui.
Texto: Isabella Rosa – Bolsista do FCC
Créditos imagem: KL Jay, Ice Blue e Mano Brown, dos Racionais MC’s, em aula aberta na Unicamp. Foto: Edilson Dantas