Exposição “E aí, o que é a Lou cura?”, de 26/11 a 10/12 – Palácio Universitário da Praia Vermelha
“E aí, o que era a Lou cura?”. A resposta pode estar entre os corredores, galerias e pátios do antigo Hospício de Pedro II, atual dependências do Palácio Universitário da UFRJ, na Praia Vermelha. É o que pretende mostrar, entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro, a exposição com fotos dos arquivos do Pinel, IPUB e IPHAN e um vídeo, que procuram reconstituir, no limite de uma descrição de época, como eram a arquitetura e o uso do hospício.
“E aí, o que era a Lou cura?”. A resposta pode estar entre os corredores, galerias e pátios do antigo Hospício de Pedro II, atual dependências do Palácio Universitário da UFRJ, na Praia Vermelha. É o que pretende mostrar, entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro, a exposição com fotos dos arquivos do Pinel, IPUB e IPHAN, e um vídeo, que procuram reconstituir, no limite de uma descrição de época, como eram a arquitetura e o uso do hospício. O objetivo é compartilhar com o público, no próprio local onde funcionava o Hospício, o conhecimento sobre os primórdios das instalações do monumento e ajudar a entender, do ponto de vista histórico, o que era a loucura.
O trabalho é resultado da pesquisa realizada pela equipe de arquitetura e projetos do Fórum de Ciência e Cultura e busca atender a demandas simples relativas ao uso dos pátios descobertos e responder às indagações sobre quem seriam os pacientes do antigo Hospício de Pedro II. O diversificado material surpreendeu e superou as expectativas iniciais, inclusive em relação ao reconhecimento, à época, da importância social do Hospício para a cidade carioca. O levantamento de dados desse estudo durou oito meses e mostra aspectos da arquitetura do monumento enquanto abrigo. Além disso, narra belas estórias sobre as vivências no imóvel-monumento com a cidade no período de 1875 a 1914, mostrando a realidade daquela época.
O acesso à exposição se dá pela entrada principal do Instituto de Economia e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, passando pelas circulações e galerias em torno do Teatro de Arena, pela galeria que liga o teatro de arena ao átrio central do edifício, finalizando no átrio, como salão expositivo, no Fórum de Ciência e Cultura.
Ouça o áudio que narra a história apresentada pela exposição.
Local: Palácio Universitário do Campus da Praia Vermelha.
Endereço: Av. Pasteur, 250
De 26/11 a 10/12/2015, das 10:00 às 18:00, de segunda a sexta.