ArteForum entra em cena na manhã de sábado


Os salões do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ foram tomados por apresentações de artistas e produtores culturais da periferia do Rio de Janeiro, na quinta de 2 de dezembro. O evento marcou o fim do curso de extensão Universidade da Quebradas, que promoveu…

Festa das quebradas invade a academiaOs curadores do ArteForum realizaram a abertura das atividades no sábado, 04 de junho, às 10 horas da manhã, com palavras da coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Beatriz Resende, que relembrou o começo da idealização do projeto. A intenção era, além de marcar o fim de sua gestão, mostrar à população do Rio de Janeiro o potencial do Palácio Universitário, ocupando a universidade com arte.

A professora observou também que, a partir do incêndio que destruiu a Capela de São Pedro de Alcântara, a população do Rio de Janeiro e de todo a Brasil passou a ver o Palácio como um espaço não só da UFRJ, mas de toda a sociedade. A curadora do núcleo Transcinema, Katia Maciel, complementou dizendo que o ArteForum tem como marca chamar o público que não estuda ou trabalha na UFRJ, quebrando um vício da universidade de trabalhar muito para si mesma.

Denilson Lopes, professor de Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ) e coordenador do ArteForum, explicou que o evento não tem o objetivo de opor arte e crítica, mas, pelo contrário, promover o diálogo entre pensamento e produção artística. Já a intenção da professora Cristiane Costa (ECO/UFRJ), curadora do núcleo Literatura Digital, foi estender ao máximo os limites da literatura, trabalhando com as fronteiras. A potencialidade espacial e a teatralidade do Palácio foram minuciosamente pensadas para as performances programadas, segundo a curadora do núcleo Performance, Ângela Leite Lopes (professora da Escola de Belas Artes da UFRJ).

Glória Ferreira, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ e curadora do núcleo Instalações, encerrou as apresentações relembrando, emocionada, os agitados anos de 1968. Naquela época, ela estava no mesmo Palácio, junto com outros estudantes, sendo “escorraçada” pela polícia em função de uma manifestação estudantil.

Rafael Barcellos – jornalista do FCC/UFRJ
Ana Beatriz Pessanha – bolsista do FCC/UFRJ

Edição: Zilda Martins

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários