SIMAP UFRJ

O Sistema de Acervos, Museus e Patrimônio Cultural da UFRJ é um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura que começou a ser gestado em 2013 e foi instituído formalmente em junho de 2018. Sua história começa com a necessidade da implantação de políticas, planos e programas  de curto, médio e longo prazos, que buscam recuperar, preservar, desenvolver e enriquecer os acervos, museus, espaços de ciências e o patrimônio histórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Essa necessidade inclui os patrimônios tombados e as produções materiais e imateriais provenientes do ensino, da pesquisa e da extensão de docentes e discentes da Universidade, visto o importante papel da difusão científica e da democratização da informação. O desafio é disponibilizar condições apropriadas de preservação e de políticas de expansão e promoção às parcelas de valiosas coleções científicas e artísticas que ainda precisam de registro adequado.

O SIMAP atua na proposição de  políticas que buscam aprimorar as condições  do acervo da UFRJ, de modo a assegurar sua preservação, a continuidade das pesquisas e a contemplação dos visitantes. O Sistema também busca criar condições para que seus espaços sejam mais conhecidos e visitados pela grande comunidade da UFRJ (alunos, servidores e colaboradores) pelo público em geral e, em particular, pelo público jovem e infantil.