Universidade do Futuro

A Cátedra Universidade do Futuro nasceu como um projeto de um grupo, composto por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que se reuniu com o objetivo de repensar a estrutura de ensino da Universidade, levando em consideração os três eixos elencados abaixo e tendo no horizonte, a perspectiva de contribuição do conhecimento acadêmico na construção das soluções para os grandes desafios colocados para a sociedade brasileira e para o mundo contemporâneo, com especial atenção ao combate às desigualdades e à consolidação da inclusão social como princípio normativo no ensino superior brasileiro.

Eixos de discussão

1. Os impactos tecnológicos da automação e as transformações decorrentes no mundo do trabalho
2. As inovações no sistema de ensino que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo
3. A fertilização cruzada de áreas de conhecimento e seus desdobramentos para abordagens transversais e interdisciplinares.

As discussões e análises visam pensar, com foco na formação dos estudantes, caminhos para a construção da Universidade do Futuro. Ao nos juntarmos, propusemo-nos a refletir, com particular interesse pela UFRJ, sobre o futuro da Universidade e nos perguntamos: O que é a Universidade do Futuro? Quais são as mudanças pedagógicas, organizacionais e gerenciais necessárias? Como desenhar e implementar tais mudanças? 

Com esse projeto pretendemos pensar e pesquisar iniciativas inovadoras de formação de estudantes na graduação e na pós-graduação no Brasil e no mundo, constituir um fórum de reflexão sobre a Educação Superior no Brasil e capilarizar a discussão junto à comunidade da UFRJ, auxiliando na discussão sobre novos processos formativos e na elaboração de propostas de mudanças. 

Proposta para o ciclo de atividades 

Abaixo, elencamos 13 módulos, que pretendemos tratar em sessões abertas ao público. As temáticas foram pensadas para construir uma sequência que parte de um panorama mais amplo sobre inovações em ensino superior, de cunho global, para se debruçar ao final sobre os desafios da própria UFRJ. 

  • A consolidação da universidade como espaço legitimado de conhecimento no mundo
  • Propostas inovadoras na educação superior nos países que mais investem em pesquisa no mundo 
  • Reformas recentes do Ensino superior na América Latina
  • A universidade brasileira
  • Reformas recentes do Ensino superior no Brasil: Mudanças no perfil dos estudantes ingressantes e desafios pedagógicos. 
  • Propostas inovadoras na educação superior no Brasil
  • Ensino transdisciplinar e os grandes problemas do nosso tempo 
  • O mundo do trabalho:  Automação, emprego e universidade 
  • O impacto das novas tecnologias na produção do conhecimento
  • A UFRJ hoje
  • Alunos da UFRJ: Evasão, Formação prévia, Permanência e diversidade de perfis
  • A Universidade e o Novo Ensino Médio no Brasil: expectativa dos jovens
  • A UFRJ do futuro: desafios e possibilidades

Acesse aqui as gravações dos eventos da Cátedra.

Acesse aqui o material de divulgação da Cátedra.

Clique aqui para receber uma notificação sobre os eventos da cátedra.

RELATÓRIO FINAL DA PESQUISA “NOVOS PROCESSOS FORMATIVOS E INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR EM CONTEXTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS”: clique aqui para acessar.

Maria Fernanda Elbert
Titular da Cátedra, Professora do Instituto de Matemática da UFRJ

Ana Célia Castro
Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Barbara Calabria
Assessora da Direção do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Bruno Souza de Paula
Professor do Instituto de Física da UFRJ e Coordenador NEAD

Carla de Paiva Bezerra
Doutora em Ciência Política e membro da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental, atualmente cedida para o FCC/UFRJ

Carlos Frederico Leão Rocha
Vice-reitor da UFRJ e Professor do Instituto de Economia

João de Mello Neto
Professor do Instituto de Física da UFRJ

Josué Medeiros
Professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ

Marta dos Reis Castilho
Professora do Instituto de Economia da UFRJ

Miriam Starosky
Mestra em Sociologia, técnica-administrativa da UFRJ

Rodrigo Rosistolato
Professor da Faculdade de Educação da UFRJ

Victor Giraldo
Professor do Instituto de Matemática da UFRJ

Melina Klitzke
Pós-Doutoranda vinculada ao projeto, Doutora em Educação