RESULTADO FINAL EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS SIMAP 2023-2024: MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

O Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) da UFRJ divulga o resultado final […]

O Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) da UFRJ divulga o resultado final da seleção do PROGRAMA DE BOLSAS SIMAP 2023-2024: MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO após a apreciação dos recursos interpostos ao resultado preliminar divulgado em 12/06/2023. 

PROGRAMA DE BOLSAS 2023-2024:
MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICOO Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) da UFRJ divulga o resultado FINAL da seleção do PROGRAMA DE BOLSAS SIMAP 2023-2024: MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO após a apreciação dos recursos interpostos ao resultado preliminar divulgado em 12/06/2023. PROGRAMA DE BOLSAS 2023-2024:
MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICODa Seleção dos Bolsistas:

Conforme atualização do cronograma do certame publicada no BUFRJ, o prazo para seleção simplificada de bolsistas pelos museus/entes museais contemplados neste edital deverá ocorrer entre 15/06/23 e 29/06/23. 

Da Avaliação das Propostas:

As propostas recebidas para o Edital SIMAP 2023-2024 - Mediação e Interação com o público foram avaliadas por um comitê constituído pela equipe técnica do SIMAP(dois servidores) e três avaliadores/as externos/as. Considerando o anexo 1 ao Edital, denominado PROPOSTA DE PLANO DE ATIVIDADES, quatro avaliadores pontuaram, com valores livres entre 0 a 10 os itens 4 a 7 da referida proposta, sendo os resultados finais apresentados como médias. Os itens 8 a 13, bem como uma avaliação subjetiva geral da integração recente e passada dos museus e entes museais com o SIMAP, foram pontuados a partir de valores entre 1 e 5 e acrescidos às médias finais. A avaliação destes itens foi realizada por um/uma avaliador/a que não procedeu à avaliação dos itens 4 a 7.

PROGRAMA DE BOLSAS 2023-2024:
MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICOCritérios de Distribuição do Quantitativo de Bolsas:

O número de solicitações de bolsas dobrou desde o último edital. Passamos de sete solicitantes a 14 propostas sem nenhum aumento no número de bolsas. A perspectiva de contemplar pelo menos com uma bolsa todos os que tivessem obtido pontuação acima do limite de corte seria inviável pois impactaria negativamente nas atividades dos museus/entes museais melhor colocados. Considerando o número de bolsas concedidas no edital anterior e considerando que os museus/entes museais contemplados permaneceram entre as melhores pontuações no presente edital, o comitê buscou uma solução híbrida que mantivesse, em certa medida os bons resultados alcançados e que, ao mesmo tempo, procurasse contemplar novos participantes. Nesse sentido optou-se por não mexer nas bolsas do primeiro colocado e reduzir ao mínimo as bolsas de outras posições. 
Evitou-se reduzir as equipes com apenas duas cotas de bolsa e assim foi possível conceder bolsas até o nono colocado. Ressalte-se que a direção do SIMAP buscará incrementar o número de bolsas ainda para este edital e que conta com a participação de todos neste movimento para ampliar o programa de bolsas. PROGRAMA DE BOLSAS 2023-2024:
MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO - RESULTADO FINALClassificação:
1- Museu da Geodiversidade - 15,00 - 8 bolsas
2- Casa da Ciência - 14,81 - 8 bolsas
3- Espaço Memorial Carlos Chagas Filho - 14,00 - 2 bolsas
4- Museu Nacional - 13,69 - 2 bolsas
5- Museu Interativo da Física - LADIF - 13,25 - 2 bolsas
6- Museu de Anatomia - 13,19 - 1 bolsa
7- Museu Dom João VI - 12,38 - 1 bolsa
8- Espaço COPPE - 12,06 - 1 bolsa
9- Decania do CCS - 11,88 - 1 bolsaLista de Espera:
Exposição da Árvore da Vida - Instituto de Biologia
Escola de Enfermagem Anna Nery
Museu da Escola Politécnica
Centro de Memória Inezil Penna Marinho - EEFD
Companhia Folclórica do Rio de Janeiro

Classificação:
1- Museu da Geodiversidade – 15,00 – 8 bolsas
2- Casa da Ciência – 14,81 – 8 bolsas
3- Espaço Memorial Carlos Chagas Filho – 14,00 – 2 bolsas
4- Museu Nacional – 13,69 – 2 bolsas
5- Museu Interativo da Física – LADIF – 13,25 – 2 bolsas
6- Museu de Anatomia – 13,19 – 1 bolsa
7- Museu Dom João VI – 12,38 – 1 bolsa
8- Espaço COPPE – 12,06 – 1 bolsa
9- Decania do CCS – 11,88 – 1 bolsa

Lista de Espera:

Exposição da Árvore da Vida – Instituto de Biologia

Escola de Enfermagem Anna Nery

Museu da Escola Politécnica

Centro de Memória Inezil Penna Marinho – EEFD

Companhia Folclórica do Rio de Janeiro

 

Da Avaliação das Propostas:

As propostas recebidas para o Edital SIMAP 2023-2024 – Mediação e Interação com o público foram avaliadas por um comitê constituído pela equipe técnica do SIMAP(dois servidores) e três avaliadores/as externos/as. Considerando o anexo 1 ao Edital, denominado PROPOSTA DE PLANO DE ATIVIDADES, quatro avaliadores pontuaram, com valores livres entre 0 a 10 os itens 4 a 7 da referida proposta, sendo os resultados finais apresentados como médias. Os itens 8 a 13, bem como uma avaliação subjetiva geral da integração recente e passada dos museus e entes museais com o SIMAP, foram pontuados a partir de  valores entre 1 e 5 e acrescidos às médias finais. A avaliação destes itens foi realizada por um/uma avaliador/a que não procedeu à avaliação dos itens 4 a 7. 

 

Critérios de Distribuição do Quantitativo de Bolsas:

O número de solicitações de bolsas dobrou desde o último edital. Passamos de sete solicitantes a 14 propostas sem nenhum aumento no número de bolsas. A perspectiva de contemplar pelo menos com uma bolsa todos os que tivessem obtido pontuação acima do limite de corte seria inviável pois impactaria negativamente nas atividades dos museus/entes museais melhor colocados. Considerando o número de bolsas  concedidas no edital anterior e considerando que os museus/entes museais contemplados permaneceram entre as melhores pontuações no presente edital,  o comitê buscou uma solução híbrida que mantivesse, em certa medida os bons resultados alcançados e que, ao mesmo tempo, procurasse contemplar novos participantes. Nesse sentido optou-se por não mexer nas bolsas do primeiro colocado e reduzir ao mínimo as bolsas de outras posições. 

Evitou-se reduzir as equipes com apenas duas cotas de bolsa e assim foi possível conceder bolsas até o nono colocado. Ressalte-se que a direção do SIMAP buscará incrementar o número de bolsas ainda para este edital e que conta com a participação de todos neste movimento para ampliar o programa de bolsas.

 

Da Seleção dos Bolsistas:

Conforme atualização do cronograma do certame publicada no BUFRJ, o prazo para seleção simplificada de bolsistas pelos museus/entes museais contemplados neste edital deverá ocorrer entre 15/06/23 e 29/06/23

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários