Celebração do retorno do Manto Tupinambá

O manto estava fora do Brasil desde meados do século XVII e agora retorna ao Brasil para ficar em um espaço de guarda no Museu Nacional, ligado ao Fórum de Ciência e Cultura. Em 2026, será destaque na reabertura das exposições do Museu Nacional.

Hoje (12/09) acontecerá a Celebração do retorno do Manto Tupinambá, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, além de autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal. A celebração terá início às 16h, na Quinta da Boa Vista.

Considerado um símbolo espiritual da cultura indígena, o manto vermelho foi confeccionado com penas de ave guará por indígenas tupinambás há mais de 350 anos. Os mantos eram vestidos em ocasiões especiais e é como um ancião, capaz de conectá-los diretamente com os ancestrais e práticas culturais do passado.

O manto é um dos onze mantos tupinambás remanescentes dos séculos XVI e XVII. O manto estava fora do Brasil desde meados do século XVII e agora retorna ao Brasil para ficar em um espaço de guarda no Museu Nacional, ligado ao Fórum de Ciência e Cultura. Em 2026, será destaque na reabertura das exposições do Museu Nacional.

Na última terça-feira (10/09), teve início uma cerimônia oficial de três dias para celebrar a chegada do manto. Os dois primeiros dias foram reservados para rituais exclusivos dos tupinambás, que vieram de Olivença, no litoral da Bahia. O terceiro, nesta quinta-feira (12/09), contará com a presença de várias autoridades.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários