UFRJ realiza reunião sobre convênio com universidade do Canadá

foto Eneraldo Carneiro Clécia Oliveira Em 19 de maio, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ, […]

foto Eneraldo Carneiro

Clécia Oliveira

Em 19 de maio, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ, foi realizada a primeira reunião para discutir o Convênio de Cooperação e Intercâmbio entre a UFRJ e a Université du Québec à Montréal (UQAM). A proposta é inovadora porque beneficia as áreas das humanidades, ciências sociais, cultura, artes e comunicação. Normalmente, convênios e acordos internacionais de cooperação privilegiam as ciências exatas e tecnológicas.

Estiveram presentes representantes da Faculdade de Letras, Arquitetura, Dança, do Museu Nacional, SiBI (Sistema de Bibliotecas e Informações) entre outros. Entraram em pauta questões como a inclusão de temas relacionados ao patrimônio, à mídia, antropologia, música brasileira contemporânea, além da inserção dos departamentos de língua francesa e literatura.

A iniciativa surgiu em negociações preliminares, ocorridas em 11 de abril de 2014, entre o Reitor da UQAM, Prof. Robert Proulx, a Reitoria da UFRJ, representada pelo Vice-Reitor Prof. Antonio Ledo, e o Prof. Carlos Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). À princípio, as universidades vão identificar e mapear programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Depois, a meta é promover diálogos, trocas e até mesmo favorecer a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes entre as universidades.

Vainer ressalta que constatou, em visita recente à UQAM, a disposição dos canadenses em investir no acordo. O professor vislumbra oportunidades em design e artes plásticas, arquitetura, comunicação, direitos humanos, desenvolvimento comunitário, letras, ciências sociais de modo geral, museologia, história, sociologia da ciência e outros campos.

A reunião de 19 de maio foi uma primeira conversa, que deve ser retomada após a visita do Prof. Fernando Salis, Superintendente de Comunicação do FCC, à UQAM, em junho. O professor fará um mapeamento das possibilidades oferecidas pelo convênio. Até lá, as unidades poderão conversar com seus funcionários e professores para elaborar propostas que serão discutidas em data ainda não marcada.

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