Adeus ao Ziraldo

Cartunista e desenhista Ziraldo, criador do ‘O Menino Maluquinho’, morre aos 91 anos, no Rio de Janeiro

Neste sábado (6/4) faleceu o cartunista Ziraldo aos 91 anos, um dos maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país.

Ziraldo Alves Pinto ficou mundialmente conhecido por ter criado personagens célebres, como o “Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”. Em 1960, foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil. Também chargista, caricaturista e jornalista, Ziraldo acumulou prêmios e publicou mais de 100 obras.

Em 2015, o mural gigante Última Ceia, pintado em 1967 por Ziraldo, que estava encoberto na antiga casa de show Canecão (terreno que faz parte da UFRJ), começou a ser restaurado em uma ação realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura, a Escola de Belas Artes (EBA) e o artista.

Já em 2017, o multifacetado Ziraldo recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cerimônia realizada na sede do Fórum na Av. Rui Barbosa.

Ziraldo deixa uma inestimável contribuição para a cultura brasileira e sua partida deixa uma lacuna imensurável na literatura e na arte.

O velório do cartunista e escritor Ziraldo será realizado neste domingo (7/4), a partir das 10h, na sede no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público.

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários