Carne e Osso, a realidade dos trabalhadores dos frigoríficos

Calmon, o documentário Carne e Osso mostrou a dura vida dos trabalhadores da indústria frigorífica nacional. Como parte de um programa interdisciplinar que promove o ensino por meio das imagens, foi realizado,…

Carne e Osso, a realidade dos trabalhadores dos frigoríficosExibido em 25 de outubro, no Salão Pedro Calmon, o documentário Carne e Osso mostrou a dura vida dos trabalhadores da indústria frigorífica nacional. Como parte de um programa interdisciplinar que promove o ensino por meio das imagens, foi realizado, em seguida, um debate sobre o tema, contemplando as questões levantadas.

Realizado pela ONG Repórter Brasil e dirigido pelos cineastas Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, o documentário é composto por depoimentos que denunciam as condições insalubres vividas por quem trabalha ou já trabalhou nos frigoríficos das regiões Sul e Centro-oeste.

Foi possível ir desde o ritmo frenético com os quais os trabalhadores têm que se acostumar até danos físicos e psicológicos causados por acidentes de trabalho. Tudo é contemplado nos 65 minutos de filme, que abre uma série de questionamentos sobre a justiça do trabalho e os papéis das grandes instituições e do Estado.

Debate discute os temas propostos pelo filme

Após a exibição, um debate juntou o diretor Carlos Juliano ao pesquisador Carlos Minayo, da Fiocruz; a Gilson Karling, do Sindicato dos Trabalhadores Sitracarnes, de Chapecó/SC; e à juíza do trabalho, Cláudia Reina. Karling apresentou os esforços e as conquistas concretas do sindicato. Reina, especialista em casos de assédio moral, criticou a falta de orientação jurídica aos operários. Já Minayo, que pesquisa as questões relativas à saúde dos trabalhadores, apresentou um panorama de como a situação destes operários pouco evoluiu com o tempo.

Assista ao trailer de Carne e Osso:

Carne e Osso

Andrey Raychtock
Estagiário de Jornalismo

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários