CBAE Realiza a Palestra “Ditaduras, Empresas e Trabalhadores: Aportes Desde o Caso Argentino e Diálogos Regionais”

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ recebe a economista argentina Victoria Basualdo na próxima sexta, 22 de junho, das 14h às 17h, para a palestra “Ditaduras, Empresas e Trabalhadores: Aportes Desde o Caso Argentino e Diálogos Regionais”. Os debatedores são Sebastião Neto (IIEP) e Larissa Corrêa (PUC/Rio)

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ recebe a economista argentina Victoria Basualdo na próxima sexta, 22 de junho, das 14h às 17h, para a palestra “Ditaduras, Empresas e Trabalhadores: Aportes Desde o Caso Argentino e Diálogos Regionais”. Os debatedores são Sebastião Neto (IIEP) e Larissa Corrêa (PUC/Rio).

Victoria Basualdo é mestre em Relações Internacionais pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), que tem vários países como membros, e doutora em História pela Universidade de Columbia, de Nova York (EUA). A pesquisadora estuda a participação de empresas na transgressão aos direitos dos trabalhadores em períodos ditatoriais na América Latina. Atualmente, é professora titular de História Econômica Argentina na Universidade de Ciências Sociais e Empresariais de Buenos Aires (UCES). Basualdo já coordenou as obras Responsabilidad empresarial en delitos de lesa humanidad: represión a trabajadores durante el terrorismo de estado e La clase trabajadora argentina en el Siglo XX: formas de lucha y organización (2011), e é coautora do livro La industria y el sindicalismo de base en la Argentina (2010).

Sebastião Neto é diretor do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), membro da coordenação do Projeto de Memória da OSM/SP (Oposição Sindical Metalúrgica) e do grupo de Trabalho da Comissão da Verdade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável pelo levantamento dos nomes de sindicalistas presos durante a ditadura militar no Brasil, assim como dos sindicatos que sofreram intervenções.

Larissa Corrêa é professora do Departamento de História da PUC/Rio. É doutora em História Social pela Unicamp. Em 2008 e 2009, atuou como pesquisadora no Programa Movimentos Sociais e Esfera Pública, do CBAE. A especialidade da autora do livro Disseram que voltei americanizado – Relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditadura militar (2017) é história social do trabalho. Sua atual pesquisa é sobre as relações entre o Círculo Operário Católico e o movimento sindical no período que se seguiu ao golpe militar.

O evento integra o ciclo de palestras “Trabalho, memórias, movimentos”, uma iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente, junto ao pós-doutorando do PPGAS/UFRJ, Antonio Carriço. O ciclo acontece durante o primeiro semestre de 2018, com apoio da Comissão de Memória e Verdade da UFRJ e da Universidade da Cidadania do FCC/UFRJ.

O CBAE fica na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários