Saber Comum

logo do Saber Comum

 

O Saber Comum é um projeto que visa a promoção da educação à distância e a divulgação científica sobre temas de relevância social, que estão na agenda do debate público. A sua formulação se deu durante a pandemia, o que foi determinante para a definição de seu formato on-line.

O contexto da crise sanitária levou ao entendimento de que a educação e a sociedade passavam por um momento crítico em que não só o modelo de ensino (presencial ou digital) sofreria por mudanças radicais, mas também a discussão pública sobre a sociedade. Foi identificada a necessidade de levar à comunidade acadêmica temas transversais que perpassam diversas áreas do saber e que têm impacto direto no cotidiano das pessoas. Para tanto, o projeto tem dois objetivos principais:

  1. Ser uma plataforma de divulgação científica e cultural para a população do Estado do Rio de Janeiro;
  2. Oferecer educação à distância, valendo créditos de disciplinas eletivas, conforme regulamentação de cada uma das instituições de ensino superior parceiras.

As aulas são ministradas integralmente por meio de vídeos publicados na TV Alerj e no canal do YouTube do Fórum de Ciência e Cultura. O projeto também conta com uma área de trabalho na plataforma Moodle, em que são depositados textos e exercícios. Além disso, a ferramenta também permite a interação entre professores e alunos, proporcionando a explicação de dúvidas e a realização de comentários sobre as atividades propostas nos cursos.

São parceiras no projeto: Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), FioCruz e Fundação Cecierj.