Desde 2020, o projeto Saber Comum teve duas edições e ofereceu três cursos de extensão on-line. As aulas são transmitidas na TV Alerj e, depois, publicadas no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. As atividades e textos pertinentes às disciplinas são disponibilizadas na plataforma Moodle.
Em sua primeira edição, o projeto contou com 540 inscrições de pessoas vinculadas à UFRJ, UERJ, FioCruz, UFRRJ, UniRio e UFF. Os cursos contaram com a participação de professores vinculados às principais instituições de ensino superior do Estado do Rio e universidades como USP, UnB e UFMG. Conheça as disciplinas oferecidas abaixo:
Ciclista passeia pela orla da Baía da Guanabara, próximo ao Museu do Amanhã, na região portuária do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A disciplina se propõe a discutir a climatologia de forma interdisciplinar, abordando as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a sociedade. Por meio de uma abordagem transversal, reflete os desafios e as estratégias de enfrentamento das alterações do clima na atualidade e no futuro.
Ementa:
Manifestação em defesa da educação realizada na avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, em 15 de maio de 2019. Estudantes e professores se reuniram em ato em prol de institutos federais e universidades. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A disciplina traz uma abordagem interdisciplinar sobre os conceitos relacionados à economia, história, sociologia, antropologia, ciência política e direito para discutir a democracia, desigualdades e direitos sociais. O objetivo do curso é refletir sobre o funcionamento e os desafios da democracia em âmbito nacional e internacional.
A ementa é construída com o propósito de discutir sobre o autoritarismo crescente no mundo, as instituições democráticas, os sistemas políticos, eleitorais e partidários, a mídia e as políticas sociais. No campo das desigualdades sociais, são abordados temas como a concentração de renda crescente no mundo, as desigualdades de gênero e raça, a organização do Estado, as condições do mercado de trabalho, o acesso e a qualidade da educação. Além disso, são discutidas a constituição histórica dos direitos e a missão dos movimentos sociais na atualidade.
Ementas:
Enfermeira segura um frasco de CoronaVac durante a inauguração da campanha de vacinação contra o coronavírus na Cidade Universitária da UFRJ em 21 de janeiro de 2021. Foto: Fábio Caffé e Moisés Pimentel/Coordcom-UFRJ
No contexto da emergência da pandemia de Covid-19, a disciplina foi criada com o objetivo de debater os desafios da saúde pública e da ciência em tempos de crise sanitária. A disciplina apresenta conceitos sobre epidemiologia e aborda questões sobre o desenvolvimento científico, a importância da ciência para a sociedade e o funcionamento do sistema público de Saúde.
Ementa: