Cine Cidadania debate resistências femininas com exibição de filme de Lucia Murat

A edição especial do Cine Cidadania abordou o tema “Lutas e resistências femininas” com a […]

A edição especial do Cine Cidadania abordou o tema “Lutas e resistências femininas” com a exibição do filme “O Mensageiro”, de Lúcia Murat. A sessão aconteceu na última terça-feira (25), no campus da Praia Vermelha, e foi seguida de um debate que contou com a presença da diretora do filme; da historiadora Andrea Queiroz, Diretora da Divisão de Memória Institucional do SIBI/UFRJ; da coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, Christine Ruta; e da professora Eleonora Ziller, diretora da UC.

“Faço filmes em função das minhas angústias. E cada filme que faço sobre a ditadura falam também da época em que foram feitos”, disse Lúcia Murat durante o debate. “Pensar no mensageiro é pensar na possibilidade de diálogo com o outro. Havia uma demonstração de humanidade em meio a todo aquele horror”, afirmou a diretora.

Durante o debate, Andrea Queiroz destacou o apagamento das mulheres nos arquivos da repressão, citando casos de cientistas e intelectuais que sofreram perseguição, como Eulália Lobo e Maria Yedda Linhares. Já Eleonora Ziller reforçou o papel da educação na preservação da memória histórica e na formação de uma consciência crítica sobre o passado autoritário do Brasil.

O Cine Cidadania é um projeto da Universidade da Cidadania que promove sessões gratuitas de filmes, seguidas de debates com pesquisadores, artistas e representantes da sociedade civil. A edição especial do evento foi promovida em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários