Circuito de museus da UFRJ 2014 – 12 a 18/5

 

UFRJ participa da 12ª Semana de Museus

Pegue uma carona com a gente!

Você sabia que a UFRJ possui mais de 10 museus? Vem aí uma semana especial onde você e seus alunos poderão conhecer e visitar esses espaços. Esse ano a UFRJ participará da 12ª Semana Nacional de Museus, no período de 12 a 18 de Maio, com um roteiro de visitação dos museus da própria UFRJ. Nossos espaços estarão abertos para que você e seus alunos conheçam um pouco de nossas atividades e coleções.

A Semana, promovida anualmente pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, tem como objetivo principal mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno da visitação a museus de todo o país, valorizando e destacando a importância dessas instituições como espaços de diálogo, encontros e memória. No tema desse ano Museus: coleções criam conexões, busca-se ressaltar a importância das coleções e a sua valorização.

E a UFRJ abre suas portas e coleções e ainda dá uma carona para vocês. Ônibus adequados serão disponibilizados para as escolas dos bairros vizinhos aos museus que desejarem visitá-los. Basta telefonar para o espaço desejado e agendar a sua visita.

A ideia da iniciativa é promover uma integração entre museus e dos museus com seu entorno criando e aprimorando, assim, novas conexões.

Tá esperando o quê? Marque logo a sua visita. Traga seus alunos. Participe.

SEMANA DE MUSEUS NA UFRJ

13 a 16 de maio de 2014

Para agendar sua visita entre em contato com o Museu mais próximo de sua escola.

Contatos para agendamento:

1 – Circuito Cidade Universitária – de 13 a 16 de maio –  9h às 15h

Espaço COPPE Miguel de Simoni

Espaço Memorial Carlos Chagas Filho 

Laboratório Didático de Física – Ladif 

Museu Dom João VI 

Museu da Geodiversidade

Contato: patricia@geologia.ufrj.br , Tel.: 3938-9461

2 – Casa de Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – dias 13, 14, 15 e 16 de maio – 11h as 20h30

Rua Lauro Müller 3 – Praia Vermelha

Botafogo

Contato: escolas@casaciencia.ufrj.br , Tel.: 2542-7494

3 – Museu Nacional – dias 14, 15 e 16 de maio –  8h as 16h

Quinta da Boa Vista

São Cristóvão

Contato: sae@mn.ufrj.br , Tel.: 3938-6900

4 – Coleção de Instrumentos Científicos do Observatório do Valongo – dias 12, 15 e 16 – 10h às 12h30

Ladeira Pedro Antonio 43 – Observatório do Valongo

Bairro da Saúde – Centro

Contato: rvnader@astro.ufrj.br , Tel.: 2263-0006

—————–

Parâmetros em ação…

Habilidades que poderão ser trabalhadas após a visita aos espaços de exposição: 

Reconhecer a existência de instituições que se dedicam a impulsionar o avanço da ciência e da tecnologia no país; Conhecer possibilidades de estudo e trabalho nos campos da ciência e da tecnologia; Compreender e saber identificar a ciência como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas; Identificar e compreender a função e os resultados do trabalho científico, reconhecendo, na própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelos pesquisadores; Buscar e organizar informações sobre ciência em contato com cientistas, comunicadores, documentos e acervos, reconhecendo e compreendendo a variedade de produtos e concepções presentes na história; Buscar e organizar informações sobre o histórico e as implicações de descobertas nos campos da ciência e da tecnologia.

A aula imita a vida

Sugestões de atividades para a sala de aula: 

Organize e registre as informações das exposições utilizando desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos; Estimule os alunos a comunicar suas conclusões de modo oral, por escrito ou com desenhos; Combine leituras, observações, experimentos e registros para coletar, organizar e discutir informações; Busque em jornais e revistas matérias sobre ciência e tecnologia; Discuta o assunto com os alunos e auxilie-os a formular questões e propor soluções para problemas reais. Aproveite o momento para estimular uma reflexão sobre as implicações éticas e ambientais da produção e utilização de tecnologias;

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários