Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

No dia 25/07 celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

257

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra | Imagem: Tereza de Benguela

Hoje (25/07) celebramos o Dia da mulher negra Latino-Americana e Caribenha. 

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O encontro propunha a união entre as mulheres dessa região e buscava denunciar o racismo e o machismo enfrentados por mulheres negras. 

No Brasil, pela Lei 12.987/2014, ficou estabelecido, também no dia 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data aqui é também uma homenagem a líder quilombola Tereza de Benguela, que viveu no século XVIII. Tereza foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, e, por mais de 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

Tereza de Benguela é um símbolo de empoderamento e da resistência das mulheres negras, apesar da tentativa de apagar sua presença na história.

Embora seja uma data para lembrarmos da potência, força e resistência das mulheres negras, também é um dia que somos convocados a refletir sobre as múltiplas opressões que as mulheres negras enfrentam e a necessidade de amplificar suas vozes para fortalecermos a luta contra o racismo, o machismo e a violência . 

Juntas somos mais fortes.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários