Escolhas

 

A Baía de Guanabara apresenta várias espécies marinhas de golfinhos, incluindo o boto-cinza, um dos símbolos estampados no brasão da cidade do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução

Todos, todas e todes juntos, sem deixar ninguém para trás!

Estamos vivendo os efeitos drásticos da emergência climática e a hora de agir é agora. É preciso engajar pessoas, sociedades, universidades, empresas, governos na construção do futuro que queremos.

Alguns caminhos e alternativas estão em debate, na construção democrática sobre nosso futuro. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) capitaneados pela ONU e um conjunto de alternativas que emergem principalmente do Sul Global, incluindo as que colocam em questão o desenvolvimento econômico, podem conduzir a um bem-estar planetário com respeito à diversidade biocultural, erradicação da pobreza e vida digna, dentro dos limites do planeta.

Robô Luma. Desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Sala das Escolhas, que integra a exposição Futuros da Baía de Guanabara, trata da importância das decisões políticas e de como nosso modelo econômico impacta o futuro. Também mostra o papel da ciência, tecnologia e das pesquisas da UFRJ no enfrentamento às mudanças climáticas. Além disso, destaca os possíveis impactos da mudança do clima no oceano e no entorno da Baía de Guanabara e de que forma podemos diminuir o nosso impacto ambiental.