Especialistas brasileiros em educação debatem o tema na UFRJ
O Salão Pedro Calmon recebeu, nesta semana, uma série de eventos relativos ao X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, a Anpedinha 2011. Com atividades distribuídas entre os campus da UERJ, da UNIRIO e da UFRJ, o encontro contou com a presença das…
O Salão Pedro Calmon recebeu, nesta semana, uma série de eventos relativos ao X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, a Anpedinha 2011. Com atividades distribuídas entre os campus da UERJ, da UNIRIO e da UFRJ, o encontro contou com a presença das maiores autoridades em educação do país nos dias 10 a 13 de julho.
Em sua décima edição, a temática do evento foi A Pós-graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. No salão Pedro Calmon, foram realizadas mesas temáticas relativas a cada um dos seis eixos nos quais o evento foi dividido – Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Linguagem e Mídias e Culturas.
Diariamente, foram realizadas duas mesas temáticas, sendo uma na UFRJ e outra na UNIRIO. A abertura das mesas, no Pedro Calmon, contou com a presença dos professores Ligia Martha Coimbra, da UNIRIO; Nelson Studart Filho, da UFSCar; e Adair Nacarato, da USF. Sob a mediação da professora da UERJ, Maria Isabel Ortigão, os três debateram o tema do eixo Educação e Práticas Pedagógicas. Essa pluralidade planejada, manifestada pela presença de professores de diferentes áreas, regiões e universidades, discutindo o mesmo tema sob várias óticas, ocorreu em todas as mesas do evento.
O evento colocou também em discussão a questão dos mecanismos que podem ser usados para a melhoria do trabalho do professor. A mesa do eixo Formação de Professores, coordenada pela professora Maria Cecília Fantinato, da UFF, apresentou estratégias para formar leitores livres de amarras e com uma subjetividade mais desenvolvida como o Portal dos Professores da UFSCAR e projeto de rodas de leitura. A mesa foi formada pelos professores Aline Reali, da UFSCAR, Pedro Benjamin García, da UCP, e Ecleide Furlanetto, da UNICID.
Organizado majoritariamente pela ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), o Encontro de Pesquisa do Sudeste retira daí seu nome informal. A instituição, fundada há mais de 30 anos, realiza, desde então, encontros nacionais. Quando os encontros regionais foram estabelecidos, já que representavam uma fragmentação do encontro maior, ficaram conhecidos popularmente como Anpedinhas.
O Encontro do Sudeste alterna suas sedes pelas principais universidades dos diferentes estados da região. O último evento aconteceu em São Carlos, na UFSCAR. A Anpedinha das regiões Norte e Nordeste já está marcada para o mês de agosto.
Andrey Raychtock e Yara Lopes
Estagiários FCC/UFRJ
Edição: Rafael Barcelos