Fórum realiza a mostra Dissidências Sexuais – Cinema, Gênero e Direitos
O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realiza a “Mostra Dissidências Sexuais – Cinema, Gênero e Direitos”, de 27 de novembro a 1º de dezembro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).
O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realiza a “Mostra Dissidências Sexuais – Cinema, Gênero e Direitos”, de 27 de novembro a 1º de dezembro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). Serão exibidos filmes que tratam de sexualidade e gênero, com debates em relação às diferentes ideias e estéticas das obras, com a presença de cineastas, professores, estudantes, parlamentares e ativistas, visando o avanço de políticas públicas progressistas.
O objetivo que orientou a seleção dos filmes é apresentar obras que colaborem para deslocar a percepção habitual, ultrapassem o senso comum e rendam bons debates. São curtas, longas, documentários, animações, performances, de diferentes gêneros, formatos e formas de produção. Além do MAM, o evento conta com parceria dos cineclubes Cinerama – ECO/UFRJ e LGBT.
Em tempos em que o debate político e a democracia passam por uma profunda crise e a demonização da arte se alastra por discursos reducionistas, o momento é oportuno para promover encontros para que as perspectivas dissidentes tenham local de troca ao invés da simples oposição. É o momento de considerar também a afirmação de outros valores.
A Mostra pretende contribuir para a promoção dos direitos daqueles que, diariamente, sofrem violência, opressão social, política e econômica por suas orientações sexuais, ou identidades de gênero, promovendo assim, a diversidade cultural e os direitos humanos.
Além das exibições, haverá oficinas, rodas de conversas com youtubers e show/festa de encerramento com Simone Mazzer, MC Xuxu e DJ Clarissa Ribeiro (X-Manas).
Alguns recursos de acessibilidades serão disponibilizados, como interpretação musical de sinais durante a apresentação de Simone Mazzer e MC Xuxu; lugares reservados para pessoas em cadeiras de rodas e com obesidade na sala de exibição; e catálogo em BRAILLE para consultar a programação na entrada do evento.
A programação completa está disponível no Evento da Mostra.
Clécia Oliveira