Fórum de Ciência e Cultura sedia Conferência Temática de Acessibilidade Cultural e Curso para qualificação na gestão pública e em Conselhos de Cultura
Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura, realizou dois eventos voltados à temática da Acessibilidade Cultural nas políticas públicas no Fórum de Ciência e Cultura no Flamengo na primeira semana de fevereiro
No primeiro final de semana de fevereiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura, realizou dois eventos voltados à temática da Acessibilidade Cultural nas políticas públicas, na sede do Fórum de Ciência e Cultura no Flamengo. O primeiro evento foi um curso, com duração de um dia, voltado para pessoas atuantes em gestões públicas de cultura ou em representações em conselhos de cultura.
O curso tinha como principal intuito promover um processo de qualificação na gestão e nas políticas culturais em relação ao direito cultural da pessoa com deficiência e à transversalidade da Cultura do Acesso. O 10º Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, em parceria com o Ministério da Cultura, organizou a atividade para contribuir com o fortalecimento do tema da 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC): democracia e direito à cultura.
Após a realização do curso, ocorreu o lançamento de livros produzidos por pessoas atuantes no campo da arte e da cultura acessível. O lançamento contou com obras que abrangem diversos formatos acessíveis, além de temas e estéticas variadas. Sobre acessibilidade cultural, dispomos do livro de Dilma Negreiros; no campo da Cultura DEF, contamos com o corpo intruso de Estela Lapponi, com as artes visuais e filosóficas de Fábio Passos e o livro dança da poesia de João Paulo Lima. O grande cronista portelense João Baptista de M. Vargens trouxe a sua obra sobre a casa da Dona Neném, enquanto Moira Braga apresentou seu livro voltado ao público infanto-juvenil.
O segundo evento foi a conferência temática Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso. Esta conferência aconteceu nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2024, em formato híbrido, e reuniu pessoas atuantes no campo da acessibilidade cultural das artes e da cultura acessível de todo o país, assim como representantes do Ministério da Cultura, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A secretária de Cidadania e Diversidade do MinC, Márcia Rollemberg, esteve presente na abertura da Conferência e falou sobre o curso oferecido: “O Curso Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso é parte integrante da Conferência Temática Direitos Culturais e Cultura do Acesso. É uma iniciativa que tem o intuito de promover a qualificação na gestão compartilhada das políticas culturais. Garantir e ampliar o exercício e o acesso aos direitos culturais da pessoa com deficiência e à transversalidade da Cultura do Acesso. Promovido pelo Minc, em parceria com a UFRJ, o curso contribui para o fortalecimento do tema na 4ª CNC: Democracia e Direito à Cultura”, explicou.
O objetivo das Conferências Temáticas foi encaminhar propostas relacionadas a temas transversais para a 4º Conferência Nacional de Cultura – CNC, que ocorrerá de 4 a 8 de março, em Brasília. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a atividade é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Para a professora Patrícia Dorneles, coordenadora-Geral do 10º Enac, o encontro é importante, pois é construído numa parceria entre universidade pública, Governo Federal e sociedade civil. “Ele surgiu em 2013, como uma demanda da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. Nesses 10 anos a gente retoma esse compromisso do Enac para refletir sobre o que avançamos no campo do direito cultural das pessoas com deficiência, e é nessa perspectiva que acolhemos o pedido do MinC, para a realização da Conferência temática de acessibilidade cultural”.
Em síntese a Conferência Temática de Acessibilidade Cultural e o Curso para qualificação na gestão pública e a cultura do acesso são fundamentais para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar plenamente da vida cultural e esse é um momento importantíssimo para o avanço da discussão. Isso não apenas promove a inclusão e a diversidade, mas também enriquece a sociedade como um todo, promovendo a inclusão, a diversidade e o acesso equitativo à cultura e às artes ao reconhecer e valorizar as diversas experiências e perspectivas culturais.
Fotos: Bira Soares e Eneraldo Carneiro
Clique aqui para ver as propostas aprovadas na Conferência Temática de Acessibilidade Cultural.
Saiba mais em:
https://www.ufrgs.br/10enac/
https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/acessibilidade-cultural-nas-politicas-publicas-e-tema-de-conferencia-tematica-realizada-pelo-minc